Após enchente, idosa dorme em sofá molhado e salva cachorro em cima de móvel no RJ

A enchente é reflexo das chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Rio desde o último sábado, 13.

22:04 | Jan. 15, 2024

Por: Mariana Rebouças
Norma de Morais, de 70 anos, teve a casa inundada pela chuva, na Zona Norte do Rio de Janeiro (foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal/G1)

Após as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro durante o fim de semana, uma idosa de 70 anos, que perdeu quase todos os bens dentro de casa, conseguiu salvar seu cachorro da enchente colocando-o em cima de um móvel.

Norma de Morais, moradora da Zona Norte do estado fluminense, passou a dormir no sofá encharcado. A aposentada mora próximo ao rio Acari, que transbordou e invadiu as casas. A filha da idosa, Simone de Morais, que mora no quintal da casa da mãe, contou ao portal g1 que estava assistindo televisão quando a chuva começou.

“Ela (a mãe, Norma) tirou um cochilo, ao levantar para ir ao banheiro e a água já estava na canela dela. Ela começou a gritar e viemos correndo. Foi questão de minutos, só conseguimos pegar os documentos. É de partir o coração, tudo que temos se perder assim, em segundos”, relatou em entrevista.

LEIA MAIS | Chega a 12 o número de mortos pelas chuvas no Rio

Segundo a filha, o cachorrinho da família reapareceu em casa nadando no meio da enchente. Para abrigar o animal em um local seguro, foi preciso que a idosa colocasse panos na estante para o que o cachorrinho ficasse.

Nesta segunda-feira, 15, o governo federal reconheceu situação de emergência na cidade do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Nova Iguaçu e São João do Meriti, cidades afetadas pelas fortes chuvas.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou que as tempestades causaram 12 mortes e outras 600 pessoas desalojadas.