Após aprender a andar com ajuda de professor, aluno com paralisia cerebral se aventura no skate
Com rotina de exercícios, o professor Júlio ajudou Luiz a conseguir levantar de sua cadeira de rodas e andar pela 1ª vez e agora o menino treina skate. Confira vídeo
08:00 | Jan. 14, 2024
Em 2023, o professor de educação física Júlio Gonçalves, de 40 anos, viralizou e emocionou milhões de brasileiros ao mostrar a evolução motora de Luiz Souza, um de seus alunos da rede pública de ensino de Porto Velho, em Rondônia.
O pequeno convive com paralisia cerebral e, no ano passado, andou pela primeira vez sozinho após uma série de exercícios, estímulos implementados durante as aulas e amparo médico e clínico custeado pelo professor.
Com uma rotina de exercícios específica para o aluno, Júlio ajudou Luiz a conseguir levantar de sua cadeira de rodas e andar de forma mais livre e autônoma, e atualmente o pequeno já está começando a se aventurar em esportes radicais. Confira a evolução do menino:
Vídeo: Aluno com paralisia cerebral que aprendeu a andar com ajuda de professor
O profissional afirma que conseguiu desenvolver algumas habilidades motoras de Luiz, mas que sua evolução não depende só dessas aulas de educação física.
“O interdisciplinar também precisa existir, né?”, afirma Júlio, ressaltando a importância de acompanhamento de outros profissionais na área da saúde, como fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista.
Júlio contou para O POVO que ajuda como pode a família de Luiz, conseguindo parcerias e custeando alguns exames, transporte e até retirada de documentos do garoto.
O educador também revelou que os pais do aluno são bastante gratos pelo que ele tem feito, mas de uma forma "mais tímida" devido a sua simplicidade. “Eles ficam felizes de ter o filho deles tendo esse atendimento”, afirma.
Para tentar melhorar as mais diversas habilidades motoras de Luiz, Júlio revela que variou os exercícios com o aluno. Um desses exercícios foi bem radical.
O professor conseguiu uma parceria com uma loja de skate em Rondônia, a TheArt Skateshop, que lhe doou 10 skates para realizar atividades com seus alunos.
Professor e ex-campeão estadual ensina aluno com paralisia cerebral a andar de skate
A inspiração para as aulas com os skates vem de uma paixão antiga entre Júlio e o esporte. O professor de educação física, inclusive, é campeão estadual de skate de Rondônia do ano de 2002, conquista que recorda com muito carinho.
Com essa relação com o esporte, Júlio revela que já tentou incrementar as suas aulas levando o seu skate, mas como só possuía um, não conseguia abranger toda a sua turma.
Foi com o alcance das redes sociais devido ao vídeo com Luiz que o professor conseguiu uma parceria para desenvolver esse projeto há muito idealizado, misturando skate e educação física.
A reação de seus alunos não poderia ser melhor. “Eles enlouquecem, né? Até esquecem do campeão, que é o futebol, e correm para o skate. É muito legal”, relata Júlio.
Da cadeira de rodas ao skate, veja a história do professor que ensinou aluno com paralisia cerebral a andar
E se a história de Júlio e Luiz já emocionou e surpreendeu milhões de pessoas ao redor do Brasil, o novo capítulo na vida dos dois deve transbordar de alegria os corações dos que acompanham a história.
O mesmo menino que não podia sair de sua cadeira de rodas devido às suas quedas, não se contentou em somente melhorar sua habilidade motora e andar. Agora Luiz foi para um novo patamar: andar de skate! Veja vídeo
Em vídeo publicado em suas redes sociais, o professor mostra Luiz aprendendo e aprimorando suas habilidades no esporte e se divertindo. “Luiz Skater”, brinca Júlio em uma postagem.
Em outra publicação, o educador comemora o progresso de Luiz. “Hoje o Luiz ficou 3 segundos em pé no Skate, sem se apoiar em mim”, relatou.
Confira notícias relacionadas
Leia mais
-
Brasil garante dobradinha na Liga Mundial de Skate Street
-
Rayssa Leal espera título brasileiro na Liga Mundial de Skate Street
-
Vídeo: Professor cria rotina de exercícios e ajuda aluno com paralisia cerebral a andar
-
Idoso aprende a maquiar para ajudar neta com paralisia cerebral a se tornar influencer