Pesquisa Quaest: Nordeste é a região que mais desaprova ato golpista de 8 de janeiro
Ataques completam um ano nesta segunda-feira, 8. Desaprovação no Nordeste chega a 89%Os ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, que completam um ano nesta segunda-feira, 8, registram um índice alto de rejeição entre nordestinos. Conforme aponta pesquisa Genial/Quaest, divulgada neste domingo, 7, o Nordeste é a região que teve o maior percentual de entrevistados desaprovando a intentona: 91%
Balanço, publicado pela CNN Brasil, ouviu de forma presencial 2.012 pessoas entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2023. No geral, o índice de desaprovação entre os brasileiros questionados foi de 89%.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Quando analisada por região, a pesquisa aponta que 91% dos entrevistados no Nordeste rejeitam ato golpista. Percentual nas demais áreas foram: Centro-Oeste/Norte (90%), Sudeste (89%) e Sul (87%).
Leia também: 8 de Janeiro: O cenário um ano depois da intentona golpista
Ainda segundo balanço, 47% dos brasileiros questionados disseram acreditar que o ex-presidente Bolsonaro tem algum tipo de influência nos ataques. No Nordeste, 57% dos entrevistados acreditam nesse hipótese, já 33% discordam dela e 10% não souberam responder.
Em relação às mais de duas mil pessoas que participaram da intentona, 51% dos entrevistados na pesquisa disseram acreditar que eles "são radicais e que não representam os eleitores de Bolsonaro. Margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.