Voos de Boeing são suspensos após parte de aeronave se desprender em viagem nos EUA
Medida de segurança deve abranger 171 aeronaves do modelo Boeing 737 MAX 9
20:42 | Jan. 07, 2024
Aviões do modelo Boeing terão voos temporiamente suspensos no Brasil após uma aeronave apresentar defeito, na última sexta-feira, 5, quando um pedaço do avião caiu durante um voo pelos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Aviação (Anac), neste domingo, 7.
O caso aconteceu durante um voo da companhia aérea Alaska Airline. Na ocasião, parte da aeronave se desprendeu durante uma viagem do Oregon para a Califórnia. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O modelo em questão trata-se do Boeing 737 MAX 9, utilizado, no Brasil, em viagens internacionais com ida e volta por Guarulhos (SP) pela companhia Copa Airlines.
No sábado, 6, a Federal Aviation Administration (FAA), dos EUA, emitiu uma diretriz solicitando a suspensão temporária de voos do Boeing em questão. Em todo o mundo, segundo a entidade, 171 aeronaves são afetadas por essa medida de segurança.
Em nota, a Anac confirmou que seguirá a diretriz norte-americana que recomenda a suspensão temporária do avião e que adotará medidas de inspeção das aeronaves.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Copa Airlines informa ter dado início às perícias nas aeronaves e está aguardando o retorno delas à programação de voos "de forma segura e confiável nas próximas 24 horas".
"Estamos trabalhando para minimizar os transtornos aos passageiros, mas podem ocorrer atrasos e cancelamentos fora do nosso controle", diz em nota.
A companhia aérea solicita aos passageiros com passagens compradas que verifiquem o status de seus voos por meio do site da Copa ou pelo aplicativo da cia.