Duas pizzarias do Brasil estão entre as 50 melhores do mundo; veja ranking

O Brasil é o 2º país que mais consome pizzas no mundo, são cerca de 3,8 milhões de unidades preparadas diariamente, e conta com algumas das melhores do mundo; confira

15:41 | Dez. 01, 2023

Por: David Andrade
A Bráz Pizzaria foi eleita a 4ª melhor pizzaria artesanal do mundo. (foto: Reprodução/Instagram brazpizzaria)

E tudo acabou em pizza! Duas pizzarias brasileiras estão entre as 50 melhores pizzarias artesanais do mundo. A boa colocação no ranking reflete um cenário curioso: O Brasil é atualmente o segundo país que mais consome pizza no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. 

O ranking foi divulgado pela associação italiana "50 Top Pizza" no dia 24 de novembro e elegeu duas pizzarias brasileiras como destaques entre as 50 melhores do mundo. 

Fundada em 1998, com sede no bairro Consolação, na capital paulista e com nove unidades espalhadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a "Bráz Pizzaria" foi eleita a 4ª melhor pizzaria artesanal do mundo.

A segunda e última pizzaria brasileira no ranking mundial também fica sediada em São Paulo, no bairro Vila Mariana. A "1900 Pizzeria" foi eleita a 26ª melhor pizzaria artesanal do mundo.

A unidade foi fundada pelo imigrante italiano Giovanni Paolo Momo, em 1983. Hoje em dia, a pizzaria tem 10 filiais espalhadas pela capital paulista.

Confira o vídeo do momento da premiação da Braz Pizzaria

O consumo de pizzas no Brasil e no Ceará

O Brasil é o segundo país que mais consome pizzas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo pesquisa da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), mais de 3,8 milhões de unidades são preparadas diariamente no País, uma média de 2.630 por minuto.

LEIA MAIS | 7 dicas de pizzarias tops para conhecer em Fortaleza

Com quase 91 pizzas feitas por minuto, o Ceará é o segundo estado que mais produz e consome a iguaria na região Nordeste, com mais de 20% do total, atrás apenas da Bahia. Ainda segundo a pesquisa, em 2022, mais de 3 mil pizzarias estavam ativas no estado, um aumento de 868% quando comparado ao ano de 2012.

Italianos dominam o ranking das 50 melhores pizzarias

Quando se fala na criação da pizza, logo se pensa na Itália, mas os primórdios do prato remontam ao Egito, quase 4 mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Os gregos também deram sua contribuição à comida, contudo, de fato, a pizza como a conhecemos e consumimos hoje em dia é originária de Nápoles, na Itália.

Mas, se engana quem pensa que a melhor pizza artesanal é italiana. Em 2023, a medalha de ouro ficou com a pizzaria "Grosso Napoletano", fundada em 2017, na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

A medalha de bronze é dos franceses, com a "Big Mamma", de Paris. Os italianos ficaram com a segunda colocação, com a pizzaria centenária "Da Michele", de Nápoles.

Falando em italianos, dentre as 50 melhores pizzarias artesanais do mundo, 23 são da Itália. Também foram premiados estabelecimentos dos Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, França, Polônia, Tailândia, Emirados Árabes Unidos e outros países, incluindo o Brasil.

LEIA MAIS | Pizza de pudim ou cuscuz: conheça sabores inusitados em Fortaleza

Brasileiros conquistam título de melhor pizza do mundo

Além de ocupar a 4ª e 26ª posições na categoria Melhor Pizzaria Artesanal, os brasileiros também foram reconhecidos em outras esferas do levantamento.

A pizzaria carioca "Mamma Jamma" recebeu a classificação "Excelente" na avaliação dos jurados. A casa tem unidades nas cidades de Niterói, Campinas, Recife, Salvador e Uberlândia.

No ranking geral das Melhores Pizzas do Mundo, o Brasil tem três representantes. "QT Pizza Bar", "A Pizza da Mooca" e "Laggera Pizza Napoletana", todas instaladas em São Paulo, aparecem nas 51ª, 85ª e 100ª colocações, respectivamente.

Os rankings são formados a partir de avaliações de mais de 100 juízes cujo as identidades não são reveladas. A curadoria do evento é formada pela de queijos, Barbara Guerra, pelo mestre provador de queijos e azeites, Albert Sapere, e pelo jornalista gastronômico Luciano Pignataro.

 

Confira notícias relacionadas