Peixe com 300 kg, e ameaçado de extinção, é encontrado no Pará
Foi preciso retirar o animal da areia com uma carrocinha, devido ao seu tamanho. Por correr risco de extinção, a pesca e o comércio desta espécie são proibidas no Brasil
14:53 | Nov. 25, 2023
Um peixe com cerca de 300 kg foi encontrado morto por pescadores na praia de Ajuruteura, no nordeste do Pará. O animal é da espécie mero e corre risco de extinção, comum em zonas costeiras e manguezais do Brasil.
De acordo com as testemunhas ouvidas pelo portal Uol, o peixe ficou encalhado na praia, por conta da maré baixa, e acabou morrendo.
Além disso, foi preciso retirar o animal da areia com uma carrocinha, devido ao seu tamanho. Por correr risco de extinção, a pesca e o comércio desta espécie são proibidas no Brasil.
Leia mais
Conheça o peixe gigante encontrado no Pará
O mero é um peixe marinho da família Serranidae, que habita águas tropicais e subtropicais do oceano Atlântico.
No Brasil, pode ser encontrado praticamente ao longo de todo o litoral. Isso porque é uma espécie que habita zonas de estuários e áreas costeiras.
O peixe também pode chegar a pesar de 250 kg a mais de 400 kg e medir até quase 3 metros. No entanto, as características biológicas do animal o tornam muito vulnerável à pesca:
- Taxa de crescimento lento e maturam tardiamente
- Alto valor comercial e desportivo
- Agrega-se para a reprodução
Por anos, o mero vem recebendo atenção de pesquisadores em todo o oceano Atlântico em função do declínio de suas populações. E é classificado como criticamente ameaçado na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).