Menino de 9 anos, morador da Cidade de Deus, recebe bolsa para estudar em escola de balé Bolshoi
Wellington Almeida começou a dançar nas vielas próximas ao barraco de madeira onde vive com a família, no Rio de JaneiroAos nove anos de idade, o menino Wellington Almeida conquistou uma vaga na escola brasileira de balé Bolshoi, prestigiada companhia de dança da Rússia. Morador da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro, no início de novembro, ele venceu uma seletiva internacional e ganhou a bolsa de estudos para a instituição, localizada em Santa Catarina.
De acordo com o portal G1 Rio de Janeiro, o processo seletivo para a escola contou com a participação de cerca de quatro mil crianças e adolescentes. Ao todo, 40 vagas foram ofertadas durante o concurso.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Wellington começou a dançar depois de assistir a uma apresentação de balé na TV. Na Cidade de Deus, ele mora com a mãe, o padrasto e cinco irmãos em um barraco de madeira. Foi nas vielas próximas de casa, que o garoto começou a repetir os passos de dança.
Reconhecendo a admiração do filho, a mãe dele, Jaqueline Cristina Almeida, decidiu colocá-lo nas aulas de balé há um ano. Desde então, ele vem se dedicando intensamente à arte e participa das aulas cinco vezes por semana em uma academia na comunidade, que funciona há dez anos com a ajuda de doadores e voluntários.
“Ele é um menino dedicado e se esforça pelas coisas que ele quer. Tudo o que ele faz eu sei que vai ser positivo, porque ele é uma criança que agarra as coisas com força”, disse a mãe, em entrevista ao portal G1 Rio de Janeiro.
Com a aprovação, o menino e a família devem se mudar para Joinville, em Santa Catarina. Ainda ao portal, Wellington conta que sair de onde eles vivem atualmente, representa, também, uma mudança da perspectiva de vida.
“É muito legal. Eu vou poder tirar a minha mãe daqui, tem muita lama. Poder dar uma vida nova para os meus irmãos, para a minha mãe”, relata o menino.