Turista filma momento em que raio atinge Pedra da Gávea, no RJ; guia turístico morreu
O caso aconteceu nesse domingo, 19, durante trilha na Pedra da GáveaDurante passeio turístico na Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, a turista matogrossense Karlla Conceição Araújo da Silva, de 26 anos, filmou o momento exato em que um raio atinge e mata o guia turístico Leilson Souza, de 36 anos. O caso aconteceu neste domingo, 19.
No vídeo, a jovem, natural de Rondonópolis, filmava as belezas da trilha e, em dado momento, é possível ver que Leilson — que está de mochila verde e boné preto — sai de perto do grupo e vai para uma das pontas da localidade Cadeirinha. Em questão de segundos, o raio atinge o guia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em entrevista ao portal G1, a turista diz que estava no Rio de Janeiro há uma semana, acompanhada do marido e que aquele era o último passeio antes do retorno para casa nesta segunda-feira, 20. Karlla relatou que o grupo foi informado que existia a probabilidade de chuva à tarde, mas pela inconstância do tempo, foi mesmo assim.
Leia mais
“No meio do caminho começou a chuva, uma garoa. Ele (o guia) perguntou se queríamos continuar e todo mundo decidiu que sim. O guia disse que tinha a chance de chegar no final e ter uma vista com sol", falou.
Quando o fato aconteceu, Karla diz que houve pânico e desesperador e que o irmão do guia — que se prepara para seguir a profissão — cuidou dos turistas que estavam lá e os conduziu de volta em segurança para a cidade.
Ao todo, a visita a Pedra da Gávea tem duração de quatro horas, duas para subir a pedra e duas para descer de lá, alternando em trilha e uso de corda de rapel.
“Foi desesperador. Eu só sabia chorar e a gente entrou em desespero total. Eu queria descer mas ao mesmo tempo tinha medo, porque podia cair mais raio. A nossa corda teve que ficar, porque como ele estava sentado na beira, tinha chance de ele cair para frente", disse.
Karlla disse ainda que todos sentiram o impacto do raio e que ela tentou ligar para o resgate mas não conseguia falar. Seu marido conseguiu acionar o Corpo de Bombeiros. O corpo de Leilson foi retirado do local por um helicóptero.