Dino anuncia portaria que permite a entrada de garrafas de água em shows
Medida entrou em vigor a partir deste sábado, após a morte de uma fã que passou mal devido ao forte calor em show da Taylor Swift no Rio de JaneiroO ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou neste sábado, 17, uma nova portaria que permite a entrada de garrafas de água em shows, festivais e eventos, principalmente em períodos de alta temperatura.
A medida ocorre após a morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, jovem que passou mal durante o show da cantora Taylor Swift nesta sexta, dia 17, no Rio de Janeiro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A edição da portaria foi anunciada pelo ministro nas redes sociais. O texto estabelece que as empresas responsáveis pela produção dos eventos devem garantir o acesso gratuito de garrafas de água para uso pessoal.
Leia mais
Além disso, as empresas devem disponibilizar bebedouros ou realizar a distribuição de embalagens com água adequada para consumo, a partir da instalação de "ilhas de hidratação" de fácil acesso, sem custos adicionais ao consumidor.
A portaria ainda estabelece que as produtoras devem garantir que os pontos de venda de comidas e bebida e os pontos de distribuição de água estejam em espaços estratégicos dos locais dos eventos, para facilitar o acesso.
"Essa é a Portaria editada pelo Ministério da Justiça, para cumprimento obrigatório e imediato. Equipe está se dirigindo ao local do evento de hoje para notificação, além da publicação no nosso Site. A Secretaria Nacional do Consumidor também está informando ao Governo do Rio e à prefeitura da cidade", escreveu Dino no X (antigo Twitter).
Entenda o caso
Nessa sexta-feira, 17, uma jovem de 23 anos, identificada como Ana Clara Benevides, morreu durante o show da cantora norte-americana Taylor Swift, no Rio de Janeiro.
A fã da cantora passou mal devido ao forte calor na cidade, que registrou sensação térmica de quase 60 ºC, e chegou a ser socorrida, porém não resistiu. Cerca de mil pessoas também teriam desmaiado durante a apresentação.
A cantora chegou a interromper o concerto algumas vezes para pedir a distribuição de água para os fãs. A artista tem outras duas apresentações na cidade, que serão realizadas neste sábado e no domingo, 19, além de três shows em São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de novembro.