PF inicia nesta semana a entrega do novo modelo de passaporte nacional

Documento garantirá maior autenticidade e criará obstáculos para a falsificação. Valor de R$ 257,25 será mantido. Para cidadãos que moram no estrangeiro, emissão só será permitida em 2024

16:26 | Out. 03, 2023

Por: Gabriel Gago
Novo Passaporte Brasileiro emitido em 2023 (foto: Assessoria de Comunicação PRF)

A Polícia Federal (PF) começa, a partir desta terça-feira, 3, a entrega do novo modelo do passaporte brasileiro, em parceria com a Casa da Moeda do Brasil. A taxa de emissão, no valor de R$ 257,25, não terá alteração. A validade seguirá sendo de 10 anos. 

Os solicitantes que compareceram ao posto da PF a partir da última sexta-feira, 29, já receberão o novo modelo. A troca para o documento atualizado, no entanto, apenas será necessária depois que o documento vencer.

Já no exterior, a emissão do novo passaporte está programada para acontecer nos consulados e representações brasileiras somente a partir do 1º trimestre de 2024.

Como diferenciais, o novo documento de identificação, além de ser um item essencial para viagens internacionais, ganhou mais itens de segurança a fim de garantir maior autenticidade e dificultar a falsificação.

O que muda

A proposta do novo passaporte é se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo, levando temáticas e homenagens de todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura local.

Os novos itens de segurança incluem:

  • Tecnologias de impressão;
  • Marca d'água aprimoradas;
  • Elementos de segurança holográficos;
  • Fio de segurança;
  • Chip eletrônico;
  • Foto com inserção de elemento codificado;
  • Além de outros recursos de proteção contra falsificação no mais alto nível de segurança e qualidade.

A nova versão do passaporte brasileiro foi premiada pela High Security Printing como “o melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”, reconhecimento pela “notável e sofisticada técnica do documento de viagem promovendo o que há de melhor em infraestrutura de sistema e implementação de passaporte governamental”.