Entenda a importância das cores na educação infantil

Incentivar a identificação das cores auxilia o desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças

17:08 | Set. 13, 2023

Por: Redação EdiCase
Trabalhar com cores ajuda a desenvolver habilidades nas crianças (Imagem: Oksana Kuzmina | Shutterstock) (foto: )

Na educação infantil, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando identificá-las. As cores, em especial, também são importantes para expressar ideias e sentimentos, utilizando pintura, desenho, gravura e teatro. É um elemento que tem significados distintos para diferentes culturas, e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades.

As cores estão presentes no mundo que nos cerca.  Elas são um dos conceitos básicos que a criança precisa para se desenvolver. Além disso, também são importantes para podermos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa.

Influência das cores no cérebro

Abaixo, veja como as cores influenciam o cérebro!

Azul 

O azul é associado à confiança, segurança, calma, profundidade, estabilidade, sucesso, saúde e cura.

Vermelho 

Essa cor é associada à coragem, liderança, energia, perigo, força, poder, desejo, amor e virilidade. Está ligada à ideia de evitar ou não usar determinado objeto, como o botão vermelho do elevador, só usado em casos extremos.

Amarelo 

O amarelo é associado ao estímulo, energia, aquecimento, alegria, otimismo, esperança e espontaneidade.

Verde 

Essa cor é associada à natureza, vitalidade, frescor, harmonia, fertilidade, renovação, abundância, segurança e dinheiro.

Laranja 

É associada à amizade, entusiasmo, fascínio, alegria, criatividade, determinação, atração, sucesso, encorajamento, impulso e estímulo.

Roxo 

Essa cor é associada à sabedoria, independência, criatividade, arte, cultura, riqueza, extravagância, otimismo, realeza, espiritualidade, mistério e magia.

Pintar aprimora a capacidade motora e cognitiva das crianças (Imagem: FamVeld | Shutterstock)

Papel das cores no desenvolvimento infantil 

O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, estendendo-se por muitos anos. 

Despertar a atenção da criança, em casa e na escola, para as cores de objetos costumeiros, brinquedos, jogos e roupas é muito importante para que a aprendizagem seja estimulada e consolidada, pois o aprendizado das tonalidades acontece em todos os momentos.

Atividades para incentivar a identificação das cores

Para estimular o cérebro a partir da aprendizagem das cores, existem diversas atividades que proporcionam um aprendizado divertido. Veja!

  • Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam se olhar e interagir. Conversar sobre as cores que os cercam, desenhos na parede, roupas e sapatos dos alunos;
  • Ouvir a música “Arco-Íris” e registrar com tinta as cores citadas na música. Em seguida, fazer um arco-íris, árvores, borboletas, carimbando com as mãozinhas e afixar na sala. 
  • Brincar com massinha nas cores do arco-íris;
  • Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, usando lápis de cor para aquarela;
  • Apresentar os blocos lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que as crianças brinquem com as peças, sempre aproveitando para mencionar as cores e as formas;
  • Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem.
  • Incentivá-las a descrever o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que, a partir dela, façam um desenho;
  • Observar a natureza e o sol e, em uma folha, pedir para desenhar o sol e a natureza observada, utilizando diferentes cores.

Por Bianca Acampora

Professora, artista plástica, doutora em Ciências da Educação e especialista em Neuroaprendizagem. Autora do livro “170 Técnicas Arteterapêuticas: Modalidades Expressivas Para Diversas áreas”.