Mais de 200 trabalhadores são resgatados de situação análoga à escravidão no Pará

Uma das pessoas resgatadas foi uma adolescente de 15 anos. Grupo trabalhava em plantações de açaí, dendê e soja em quatro cidades do interior do estado

Um grupo com cerca de 225 pessoas, entre eles um adolescente de 15 anos de idade, foi resgatado de situação análoga à escravidão no interior do estado do Pará. Os trabalhadores foram encontrados por uma operação da Polícia Federal (PF) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizada entre os dias 28 de agosto e 1° de setembro, nos municípios de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Tomé Açu e Terra Alta.

Os trabalhadores foram removidos das plantações de açaí, dendê e soja alvos da operação.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo o portal Gazeta do Povo, os policiais, que tiveram auxílio também da Superintendência Regional do Trabalho, constataram que os cidadãos atuavam sem horário estabelecido e sem equipamento de proteção adequado. O grupo não possuía vínculo empregatício formal.

Os locais onde eles moravam também estavam fora da regularidade, com instalações elétricas inadequadas e banheiros danificados.

Os mais de 200 trabalhadores receberão auxílio do MPT e do Ministério do Trabalho (MT) para buscarem uma indenização pelos danos causados a eles. O adolescente foi removido das condições de trabalho escravo e também receberá apoio de instituições públicas para buscar seus direitos.

Uma pessoa será responsabilizada em cada uma das cinco fazendas através de um inquérito policial e um procedimento do MPT. As investigações da PF continuam para detectar e encerrar mais atividades de exploração laboral no estado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Polícia Federal trabalho escravo pará resgate 200 pessoas resgatas em fazendas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar