Um dos mais criativos artistas do teatro, diz Lula sobre Zé Celso

O diretor teatral Zé Celso Martinez faleceu nesta quinta-feira, 6, aos 86 anos; criador do Teatro Oficina e referência da linguagem artística teve a morte repercutida entre artistas e políticos

12:56 | Jul. 06, 2023

Por: Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ) - Peça Roda Viva na Cidade das Artes, RJ, em 2019. Foto: Akemi Nitahara/Agência Brasil (foto: Akemi Nitahara/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, nesta quinta-feira (6), a morte do ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, conhecido como Celso. “O Brasil se despede hoje de um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, um dos seus mais criativos artistas”, diz a nota assinada por Lula e divulgada pelo Palácio do Planalto.

Para Lula, Zé Celso foi um artista que buscou a inovação e a renovação do teatro e deixa um imenso legado na dramaturgia brasileira e na cultura nacional.

“Corajoso, sempre defendeu a democracia e a criatividade, muitas vezes enfrentando a censura. Transformou o Teatro Oficina em São Paulo em um espaço vivo de formação de novos artistas”, afirmou. “Meus sentimentos aos seus familiares, alunos e admiradores. O legado de José Celso Martinez marcou a história das artes no Brasil e não será esquecido”, acrescentou o presidente.

O dramaturgo morreu na manhã desta quinta-feira (6). Ele tinha 86 anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde terça-feira (4) após um incêndio ter atingido o apartamento em que morava. O fundador do Teatro Oficina teve 53% do corpo queimado, além de inalar fumaça.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui