Perfil falso no TikTok utiliza imagens de bebê com doença rara para aplicar golpes
Conta reunia comentários de usuários que afirmaram ter feito as doações
11:45 | Mai. 16, 2023
Um perfil falso no TikTok utilizou as imagens de um bebê com uma doença rara para pedir dinheiro e aplicar golpes na rede social.
A criança que aparece nos vídeos da conta é Maria Júlia, de 4 meses, filha de Aline Camargo Donadio e Luiz Donadio. O bebê foi diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal (AME) e está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em São Paulo, há cerca de três meses.
Para custear os gastos com os tratamentos e as medicações, os pais de Maria Júlia criaram uma vaquinha on-line para arrecadar o dinheiro necessário.
Porém, uma conta falsa no TikTok passou a publicar vídeos com imagens da criança, chamando o bebê de “Laurinha” e pedindo doações aos usuários da plataforma a partir de uma chave Pix.
De acordo com informações do UOL, a conta tinha milhares de seguidores e cerca de 100 comentários com menções a doações feitas. Página agora está indisponível.
Pela rede social, a mãe de Maria Júlia — que deixou o trabalho como auxiliar administrativa para cuidar da criança no hospital — denunciou o caso e alertou os seguidores sobre a situação. Aline afirmou que denunciou o caso para o TikTok e chegou a fazer um Boletim de Ocorrência.
Apesar de a conta denunciada estar fora do ar, outro perfil falso também utiliza as imagens da criança para pedir dinheiro.
Ainda segundo o UOL, o caso é investigado pela Delegacia de Polícia de Brodowski.
O POVO entrou em contato com o TikTok e, por meio de nota, a plataforma afirmou que os conteúdos ou perfis que violam as diretrizes da comunidade serão identificados e removidos.
Veja o posicionamento da empresa na íntegra:
“O TikTok está comprometido em construir uma comunidade online em que as pessoas possam confiar. Não permitimos contas que se apresentam como outra pessoa de maneira enganosa e trabalhamos continuamente para manter a plataforma um ambiente acolhedor onde todos possam se expressar de forma autêntica. Todos os usuários precisam seguir as Diretrizes da Comunidade e conteúdos ou perfis que as violam serão removidos da plataforma quando identificados”.