Novo Ensino Médio: portaria do MEC suspende por 60 dias cronograma
A portaria prevê suspensão do cronograma de implementação por 60 dias após a conclusão de consulta pública
08:41 | Abr. 05, 2023
A suspensão da implementação do Novo Ensino Médio começa a valer a partir desta quarta-feira, 5. Portaria que suspende o cronograma de implementação foi publicada no Diário Oficial da União, na madrugada de hoje, pelo Ministério da Educação (MEC).
A portaria prevê suspensão por 60 dias após a conclusão de consulta pública sobre o Novo Ensino Médio. Ministro da Educação, Camilo Santana assina o documento.
Nessa terça-feira, 5, Camilo anunciou que seriam feitos ajustes no modelo do Novo Ensino Médio. Ele se reuniu com o presidente Lula.
Leia a portaria na íntegra:
"PORTARIA Nº 627, DE 4 DE ABRIL DE 2023
Suspende os prazos em curso da Portaria MEC nº 521, de 13 de julho de 2021, que instituiu o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio.
O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, resolve: Art. 1º Suspender os prazos de que tratam os artigos 4º, 5º, 6º e 7º da Portaria MEC nº 521, de 13 de julho de 2021, que instituiu o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio, pelo prazo de 60 (sessenta) dias após a conclusão da Consulta Pública para a avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio, instituída pela Portaria MEC nº 399, de 8 de março de 2023.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
CAMILO SOBREIRA DE SANTANA"
Novo Ensino Médio é criticado
A suspensão do cronograma do Novo Ensino Médio ocorreu após pressão política pela revogação do modelo, que vem sofrendo críticas de professores, alunos e pesquisadores.
Modelo foi aprovado em 2017 com regras que estipulavam 40% da carga horário letiva a disciplinas optativas dos chamados itinerários formativos.