Anvisa aprova registro da vacina Qdenga contra vírus da dengue
O imunizante da empresa japonesa Takeda Pharma Ltda pode ser aplicado também em pessoas que nunca foram expostas ao vírus
23:51 | Mar. 02, 2023
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira, 2 de março, o registro da vacina Qdenga, da companhia farmacêutica japonesa Takeda Pharma Ltda, contra o vírus causador da dengue.
A partir da aprovação, a vacina poderá ser comercializada em território brasileiro. Esta é a primeira vacina a ser aprovada no Brasil que pode ser aplicada em pessoas que não estiveram expostas ao vírus da dengue.
A Qdenga é destinada a pessoas entre 4 e 60 anos, podendo ser aplicada em duas doses com um intervalo de três meses na forma de injeções subcutâneas. A vacina não é indicada para pessoas com imunodeficiência, grávidas ou lactantes.
Com 80,2% de eficácia geral comprovada contra todos os sorotipos de dengue, o imunizante pode reduzir as hospitalizações pela doença. Segundo estudo clínico, a vacina tem eficiência em até cinco anos após a sua aplicação.
A Qdenga já teve sua comercialização aprovada na União Europeia e estava em análise pela Anvisa desde dezembro do ano passado.
Leia mais
-
São Paulo retira obrigatoriedade de máscaras no transporte público
-
SP: idosos acima de 60 anos recebem Pfizer bivalente na segunda-feira
-
Governo proíbe uso de animais em pesquisas de cosméticos e perfumes
-
Campanha Março Amarelo levanta discussão sobre endometriose
-
Anvisa derruba obrigatoriedade de máscaras em aeroportos e aviões