Grupos golpistas bloqueiam aeroportos e voos são cancelados e atrasados
Em SP e RJ, grupos golpistas;Após a vitória de Lula (PT) no segundo turno das Eleições 2022, grupos golpistas seguem realizando protestos contra o resultado das urnas. Em dois dos casos, os manifestantes tentaram bloquear o acesso a aeroportos.
Em Guarulhos e São Paulo (SP), bolsonaristas interditaram vias que dão acesso ao terminal. Houve um protesto na Marginal Tietê, na Capital, e na rodovia Hélio Smidt, mais próxima ao aeroporto. O bloqueio em Guarulhos segue parcialmente na manhã desta terça-feira, 1º.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No Rio de Janeiro (RJ), apoiadores de Bolsonaro tentaram ação similar. Na madrugada, um pequeno grupo foi ao aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense. O terminal só abre às 6 horas. Um dos participantes é o ex-policial e deputado federal Daniel Silveira (PTB), que teve a candidatura barrada ao Senado nas eleições deste ano. Com baixa adesão, os manifestantes dispersaram pouco depois das 3 horas.
Bloqueio de aeroportos é crime
Segundo a Lei 13.260/2013, conhecida como lei antiterrorismo, bloquear o acesso a aeroportos é crime. O texto define que "sabotar o funcionamento ou apoderar-se (...) de meio de comunicação ou de transporte, de portos, aeroportos", mesmo que de forma parcial e temporária, é qualificado como ato terrorista.
A pena é de cinco a oito anos de prisão. A lei define, como exceções, protestos "direcionados por propósitos sociais ou reivindicatórios, visando a contestar, criticar, protestar ou apoiar, com o objetivo de defender direitos, garantias e liberdades constitucionais". Contestar resultados eleitorais, no entanto, não se enquadra nestes casos.
Bloqueio de aeroporto por bolsonaristas atrasa e cancela voos
No aeroporto de Guarulhos, maior do País, diversos voos atrasaram ou foram cancelados devido ao bloqueio. Os problemas afetam tanto pousos quanto decolagens.
Ao menos três aterrissagens internacionais foram canceladas. Voos provenientes de Dallas, Houston e Chicago, todos nos Estados Unidos, foram suspensos pelas companhias aéreas. O último chegou a decolar, mas voltou ao aeroporto de origem cerca de três horas após a partida.
Em Fortaleza, dois voos foram cancelados, sendo uma decolagem e um pouso. Em ambos os casos, o trajeto era entre a Capital e Guarulhos.