Entenda a Demissexualidade, orientação das famosas Iza e Giovanna Ewbank
Termo surgido em 2008, a demissexualidade ganhou maior visibilidade nesta semana após as duas personalidades declararem abertamente esta orientação sexual
15:18 | Out. 21, 2022
Durante o podcast “Quem pode, pod”, realizado nessa quarta-feira, 19, apresentado pelas atrizes Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, a cantora IZA revelou ser demissexual. Cerca de um mês antes, Gio Ewbank também havia declarado, no programa, que seguia a orientação sexual.
O termo, que surgiu pela primeira vez em 2008, no site da Rede de Visibilidade e Educação Assexuais (do inglês "Asexuality Visibility and Education Network", ou Aven), tem sido comentado após figuras públicas assumirem publicamente a demissexualidade.
O POVO explicou, em reportagem do O POVO+, que a demissexualidade está representada na sigla LGBTQIA+ pela letra A, de assexualidade, pois se aproxima mais dela na escala imaginária cheia de pontos e que vai dos assexuais a alossexuais (os que gostam de sexo, independentemente dos sentimentos).
Entretanto, não devem ser confundidas com as assexuais, aquelas que experimentam pouca ou não tem nenhum tipo de atração sexual. Há desejo do sexo, mas, para ter relações (afetivas ou sexuais) com alguém, precisam antes desenvolver laços, que podem ser por meio da intelectualidade ou da amizade.
Também não pode ser entendida como uma característica exclusiva de uma orientação sexual, visto que uma pessoa heterossexual, homo, ou bi, também pode ser demi.
Eliane Maio, sexóloga, psicóloga e escritora, defende que a demissexualidade deve estar inserida na formação docente inicial e continuada, trazendo à tona diálogos sobre gêneros e sexualidade.
Para saber mais sobre o assunto, assine O POVO+ por R$ 1,90 por mês*