Macaco rouba bolo inteiro de piquenique no Parque Laje no Rio de Janeiro; veja vídeo
No Parque é possível ver a presença de muitos macacos que tentam se alimentar de comidas humanas. Especialista alerta para riscos. Entenda:Um macaco-prego foi flagrado “roubando” um bolo inteiro de um piquenique de amigos no Parque Henrique Lage, localizado no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
O caso ocorreu na última terça-feira, 11 de outubro, e foi filmado pelos jovens que se reuniam no local. O registro foi postado nas redes sociais alguns dias depois e começou a viralizar nesta sexta-feira, 14.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A publicação soma mais de 360 mil visualizações e quase 40 mil curtidas no TikTok. No vídeo, é possível ver quando um macaco-prego aparece em um piquenique de amigos e rapidamente furta um bolo que estava disposto no chão, sob a toalha.
O bolo estava completamente embalado quando foi furtado pelo primata. O animal então se afasta, abre a embalagem plástica e tenta levar o bolo inteiro em seus braços, mas ele acaba se partindo.
Afobado, o pequeno macaco esforça-se para conseguir juntar as duas partes da comida com suas mãos. Lutando para se equilibrar, ele consegue arrumar os pedaços do bolo nos braços e corre para comer escondido.
O vídeo registra ainda alguns momentos nos quais o macaco aparece devorando o bolo sozinho atrás de árvores, escondido de seres humanos.
Macaco “rouba” bolo no Parque Lage e vídeo viraliza nas redes sociais
O vídeo do caso repercutiu entre os usuários do Tiktok, que ficaram surpresos com a sagacidade e fofura do animal.
“No RJ tem que ficar esperto porque até os macacos estão roubando”, brincou uma internauta nos comentários ao fazer um paralelo com a problemática da segurança pública no estado carioca.
Outro internauta se ateve às risadas proporcionadas pelo caso: “Este é meu novo vídeo preferido da internet”, comentou. Confira o vídeo:
@manuperesgodoy As turistas que perderam o bolo
Oh No - Kreepa
Apesar da “fofura” do animal, vídeo do macaco roubando bolo revela riscos ao animal
Em entrevista ao O POVO, o biólogo primatólogo Robério Freire comentou sobre o ocorrido e ressalta que para além da “fofura” comentada pelos internautas, o registro exibe uma série de problemáticas do contato de seres humanos com os animais do parque em questão.
“Isso tudo é resultante de uma relação totalmente irresponsável de seres humanos que começam a alimentar esses animais. Faz muito mal a esses animais qualquer tipo de comida industrializada”, afirma.
Ele reitera ainda que o bolo representa uma quantidade de açúcar e outros componentes que o animal não encontraria na natureza e, por causa disso, não está, biologicamente preparado, para digerir.
O primatólogo lembrou ainda de um caso recente ocorrido no Parque do Cocó, em Fortaleza, no Ceará, em que macacos sagui (conhecidos popularmente como “soin”) foram encontrados mortos por contaminação com o vírus da herpes, provavelmente encontrados em restos de comida humana contaminada.
Ele ressalta que esse vírus, assim como outros, podem ser fracos aos seres humanos, mas podem ser letais a outros animais, como foi o caso.
Por esse motivo, o especialista recomenda: “O ideal é não levar comida ao parque ou pelo menos recolher os restos de comida que ficam no parque, pensando na população de primatas que vivem ali”.
Notícias relacionadas
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente