"Muito mágico", diz médica ao realizar parto pélvico e empelicado de gêmeas em Iporá
Mãe de Rafaella e Isabella Santos, Naiara segue internada na companhia das filhas e deve receber alta em breveA ginecologista, obstetra e sexóloga, Leandra Barbosa, participou de uma cena histórica durante parto de duas gêmeas em Iporá, em Goiás. Isabella, segunda filha de Naiara Santos, nasceu em posição pélvica e empelicada, o que, segundo a médica, são situações raras na ciência.
Os partos empelicados são caracterizados pelo não rompimento da bolsa durante o nascimento, o que não representa riscos à sobrevivência do bebê pois ele ainda recebe nutrientes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Entretanto, os partos pélvicos tendem a ser mais perigosos, pois são os pés, ou as nádegas, que saem primeiro. Havendo, assim, a possibilidade de o bebê ficar preso no canal vaginal ou no cordão umbilical.
“Já fiz outros partos empelicados, mas com um bebê na posição pélvica foi a primeira vez. Esses partos são raros. Precisa ter muita técnica para eles saírem ainda dentro da bolsa. E assim a gente consegue ver como eles ficam dentro da barriga antes de nascer", conta Leandra.
"É muito mágico. Porque antes de a gente estourar a bolsa, o bebê está pleno lá, dormindo, sem precisar respirar, recebendo tudo pelo cordão umbilical", completou a médica ao G1 Goiás.
O parto foi realizado no Hospital Evangélico, no decorrer da madrugada dessa segunda-feira, 10.
Após a cesárea, Naiara segue internada, mas deve receber alta em breve pelo quadro clínico estável. Ela está acompanhada das recém-nascidas Rafaella, que não apresentou nenhuma complicação, e Isabella, protagonista do acontecimento.