Médico coloca luva cirúrgica em vez de bolsa de colostomia em paciente
Paciente relatou se sentir constrangido após o procedimento. "Fiquei encharcado de secreção", conta
08:33 | Out. 11, 2022
Um homem teve uma luva cirúrgica implantada no corpo no lugar de uma bolsa de colostomia. O caso foi registrado em 22 de setembro, em um hospital particular de Curitiba. A vítima, João Carlos dos Santos, de 35 anos, disse que só percebeu a gravidade do procedimento quando chegou em casa e “caiu a ficha”.
Em entrevista para o portal G1, o paciente relatou que precisava do equipamento coletor durante a recuperação de um procedimento pós-operatório no rim. Contudo, ao ir ao hospital para fazer a implantação da bolsa, o médico informou que a instituição não constava com o item e que, por isso, substituiria pela luva.
“O médico falou que era medicina de guerra e colocou uma luva improvisando o procedimento. Saí do hospital com aquela luva pendurada na barriga, vazando muito. Em casa eu não tinha controle. Fiquei encharcado de secreção... Minhas roupas e cobertores ficaram todos molhados”.
João Carlos conta que o médico informou que o procedimento era temporário, já que teria um retorno ao hospital no dia seguinte. Mesmo assim, ele disse ter se sentido constrangido.
“O médico queria ver a quantidade de secreção que estava saindo [...] Como não tinha a bolsa de colostomia, ele improvisou e no momento eu até me achei bem acolhido, ele estava sendo simpático”, explica.
“Depois que caiu minha ficha. Pensei: ‘Cara, o que eu tô fazendo com isso aqui?”. João Carlos substituiu a luva no mesmo dia, por intermédio de uma amiga que trabalha em um hospital e que conseguiu uma bolsa para ele.
O paciente fez uma reclamação sobre o caso para a empresa que administra o hospital. O POVO entrou em contato com a NotreDame Intermédica, responsável pela unidade. A matéria será atualizada em caso de resposta.