Advogada é exonerada da OAB após fala xenofóbica contra nordestinos
"Quem vive de migalhas", disse a advogada, se referindo aos nordestinosUma advogada foi exonerada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) após realizar declarações de xenofobia contra nordestinos. A medida foi tomada nessa quinta-feira, 6. Em vídeo publicado nas redes sociais, a advogada Flávia Aparecida Rodrigues Moraes afirmou que "não vai mais alimentar quem vive de migalhas", se referindo à população do Nordeste.
De acordo com o portal G1, a advogada já havia pedido licença após sua publicação ganhar destaque nas redes. "Reiteramos que não compactuamos com os lamentáveis fatos veiculados nas redes sociais, nem com as expressões usadas pela advogada", declarou o presidente da OAB Uberlândia, José Eduardo Batista.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Também na quinta-feira, a Defensoria Pública de Minas Gerais propôs uma Ação Civil Pública contra Flávia. O órgão pede que a advogada pague R$ 100 mil em danos morais. A indenização deve ser destinada a entidades de combate ao preconceito, racismo e xenofobia.
Segundo o órgão, caso a Ação Civil Pública seja aprovada, a advogada ainda deverá se retratar das declarações.
Ao portal G1, Flávia declarou que se arrepende do que disse, mas que a conduta, embora reprovável, "não se encontra tipificada como crime em qualquer dispositivo legal vigente".
Entenda o caso
No vídeo publicado, Flávia Moraes aparece ao lado de mais duas mulheres. Vestidas com as cores verde e amarela, as três fazem um brinde enquanto declaram que não irão mais ao Nordeste em férias.
"A todos aqueles brasileiros que a partir de hoje têm que ser muito inteligente. Nós geramos empregos, nós pagamos impostos e sabe o que que a gente faz? A gente gasta o nosso dinheiro lá no Nordeste. Não vamos fazer isso mais. Vamos gastar dinheiro com quem realmente precisa, com quem realmente merece. A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas. Vamos gastar o nosso dinheiro aqui no Sudeste, ou no Sul ou fora do país, inclusive porque fica muito mais barato. Um brinde a gente que deixa de ser palhaço a partir de hoje", disse Flávia Moraes.
Na legenda da postagem, Flávia ainda escreveu: "Lamentavelmente mais necessário, precisamos ser racionais. Democracia é democracia (sic)".