Após mais de 200 mil horas de trabalho, Bíblia traduzida para Libras é concluída
A tradução produzida pelas Testemunhas de Jeová foi um trabalho voluntário, e qualquer surdo pode acessá-la gratuitamenteO grupo religioso Testemunhas de Jeová confeccionou uma Bíblia traduzida na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A produção é a primeira na América Latina e a terceira no mundo a ser totalmente concluída em uma língua de sinais. No total, mais de 200 mil horas de trabalho, iniciadas ainda em 2006, foram gastas para gravar todos os vídeos. O lançamento ocorreu na manhã do último dia 18.
“Foi uma alegria vermos a conclusão desse projeto. Todo o trabalho de tradução, gravação e edição foi realizado por voluntários. O resultado é uma tradução exata, que transmite de modo claro a mensagem de consolo e esperança da Bíblia,” comentou, em nota, Hamilton Vieira, que por muitos anos supervisionou o Departamento de Tradução das Testemunhas de Jeová no Brasil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conforme os idealizadores do projeto, à medida que os livros da bíblia eram traduzidos do português para Libras, iam sendo disponibilizados para o público no site jw.org até a tradução do último livro bíblico, neste ano.
No portal, qualquer pessoa pode assistir ou baixar a Tradução do Novo Mundo da Bíblia em Libras. Basta escolher a opção de idioma Língua Brasileira de Sinais. Também é possível acessá-la gratuitamente por meio do aplicativo JW Library Sign Language.
A tradução contém cerca de 220 horas de gravação em vídeo. Se o religioso acompanhar 15 minutos dos vídeos por dia, é possível concluir a leitura em dois anos e meio ou, assistindo 30 minutos por dia, levará um ano e três meses para finalizar, conforme o grupo religioso Testemunhas de Jeová.
De acordo com as Testemunhas de Jeová, a inclusão da comunidade surda é uma vertente bem presente na história da Congregação. Desde 1982, elas realizam reuniões em Libras e em 1997 começaram a produzir vídeos nesse idioma.
Atualmente, são 713 locais de reuniões que pregam na língua de Sinais, em todas as regiões do Brasil.
Setembro Azul
Neste mês, a comunidade surda realiza a campanha Setembro Azul, que busca dar visibilidade à população surda brasileira e conscientizar o público em geral sobre a necessidade e importância da acessibilidade.
Nesta sexta-feira, 23, é comemorado o Dia Internacional da Língua de Sinais. Conforme os idealizadores da Bíblia em Libras, existem dez milhões de pessoas com algum grau de perda auditiva no Brasil, 5% da população. Desses, 2,7 milhões apresentam surdez total.