Saeb: 92% das escolas de ensino básico tiveram ensino remoto em 2021

Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 foram divulgados nesta sexta-feira, 16.

11:33 | Set. 16, 2022

Por: Lara Vieira
Das 100 melhores escolas no Brasil nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, 87 instituições são do Ceará (foto: FABIO LIMA)

Cerca de 92% das escolas de ensino básico tiveram ensino remoto em 2021. Esse é um dos resultados divulgados nesta sexta-feira, 16, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Os números ainda mostram que 14,45% das escolas ajustaram a data de término do ano letivo. Além disso, 72,3% das escolas recorreram à reorganização curricular para priorizar habilidades e conteúdos.

As avaliações também identificaram que o “continuum curricular” (estratégia para criar ciclos de anos escolares subsequentes) foi adotado por 17,2% das escolas. Dessa forma, as escolas teriam dois anos para cumprir os objetivos de aprendizagem.

O Saeb é um conjunto de avaliações, em larga escala, que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Os números foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A aplicação das provas do Saeb 2021 aconteceram entre 8 de novembro e 10 de dezembro, em mais de 72 mil escolas públicas e privadas de todas as unidades da Federação. Aproximadamente 5,3 milhões de estudantes, do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 2ª até a 4ª série do ensino médio, foram avaliados.

Pandemia

De acordo com Inep, os resultados do Saeb e do Censo Escolar foram impactados pelo cenário da crise do coronavírus. Da mesma forma, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb - calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb) também tiveram reflexos da pandemia.

Assim, os órgãos que aplicaram as avaliações ressaltam que o período deve ser considerado na análise dos resultados. Um dos impactos observados foi o crescimento abrupto das taxas de aprovação da rede pública entre 2020 e 2021, quando comparadas com o período pré-pandemia, em 2019.

No ensino fundamental, por exemplo, o percentual de aprovados passou de 91,7%, em 2019, para 98,4%, em 2020. Já em 2021, a taxa caiu para 96,3%, 4,6 pontos percentuais acima do registrado em 2019.

No ensino médio público, por sua vez, a aprovação passou de 84,7%, em 2019, para 94,4% em 2020. O percentual foi reduzido para 89,8% em 2021.