Dia do Brigadeiro: Entenda a história por trás de uma das sobremesas mais conhecidas no Brasil
O docinho feito de achocolatado, leite condensado e manteiga foi criado há mais de 70 anos e faz sucesso entre as sobremesas das famílias brasileiras desde então; saiba como surgiu
A culinária brasileira é um grande inventário de sabores, culturas e histórias que passam de geração em geração entre as famílias. Além de pratos cheios de cores e aromas, uma sobremesa em especial agrada o paladar de muitas pessoas espalhadas pelo território nacional: o brigadeiro, doce cuja sua existência é celebrada no dia 10 de setembro. Mas, afinal, onde e quando surgiu o quitute tão conhecido no País?
Para contar essa história, é preciso regressar ao Rio de Janeiro de 1945. À época, a cidade do Cristo Redentor era a capital federal e a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim. O Brasil deu início a um processo de redemocratização a partir das eleições presidenciais e o então candidato da União Democrática Nacional (UDN) era o brigadeiro Eduardo Gomes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Vale ressaltar que, no dicionário, o termo “brigadeiro” era atribuído ao primeiro posto entre os oficiais-generais, o comandante de uma brigada, que era o caso de Eduardo Gomes. O slogan do candidato à presidência era presunçoso: “Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro”.
Conforme reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, os comitês de senhoras da sociedade carioca que apoiavam fervorosamente a campanha do candidato promoviam reuniões requintadas, regradas a chás da tarde, doces e diversas guloseimas, com o intuito de arrecadar fundos para apoiá-lo.
Um dos doces apresentados nessas ocasiões ficou conhecido como sendo “o favorito do brigadeiro”. A doceira Heloísa Nabuco de Oliveira, uma das grandes apoiadoras da campanha, foi a responsável por criar e levar a iguaria feita de leite condensado, manteiga e achocolatado. Desta forma, o docinho foi apelidado pela ocupação do concorrente ao cargo de presidente da república.
Apesar do candidato brigadeiro ter perdido nas urnas para o general Eurico Gaspar Dutra, do Partido Social Democrático, quem saiu ganhando mesmo foi o brigadeiro de dona Heloísa. Tamanho foi o sucesso da receita que até hoje é uma das sobremesas mais famosas do Brasil.
Na casa da dona de casa cearense, Deize Regina, o docinho é o favorito da família. “Aqui, quando há oportunidade, não pode faltar uma sobremesa e a melhor delas, sem dúvidas, é o brigadeiro. É um momento gostoso desde a produção, quando a mesa fica cheia de crianças em volta para raspar o fundo da panela”, conta.
Para celebrar o Dia do Brigadeiro, a dona de casa ensina como preparar a receita de forma simples e prática. Segundo ela, em menos de 15 minutos, o doce fica pronto para ser saboreado.
Receita de brigadeiro caseiro
Ingredientes
1 Colher de sopa - Manteiga (sem sal) ou Margarina
1 Lata - Leite Condensado
4 Colheres de sopa - Chocolate em Pó
1 Pacote - Chocolate Granulado
Modo de preparo
1) Aqueça a panela em fogo médio.
2) Acrescente 1 colher de sopa de manteiga.
3) Logo após utilize todo o leite condensado junto a manteiga.
4) Em seguida acrescente 4 colheres de sopa de Chocolate em Pó e mexa sem parar até desgrudar da panela.
5) Unte um recipiente onde a mistura será despejada e faça pequenas bolas com a mão passando a mistura no chocolate granulado.
Com informações dos portais G1, Uol e Brasil Escola