RJ: Funcionária de universidade é vítima de racismo: "Macaca, limpa bem limpo"

Funcionária de limpeza se deparou com um absorvente usado, colado na parede de uma das cabines do banheiro feminino, com uma mensagem racista

Uma funcionária de limpeza da Universidade de Vassouras, no Rio de Janeiro, foi vítima de racismo na última quinta-feira, 1º. Dentro do banheiro feminino da instituição, ela se deparou com um absorvente usado, colado na parede de uma das cabines, com uma mensagem ofensiva: "Macaca, limpa bem limpo".

Chorando e gritando, segundo relato de testemunhas, a mulher saiu do banheiro logo que se deparou com a mensagem. A vítima foi para uma delegacia registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) acompanhada pelo reitor da instituição, Marco Antonio Soares de Souza, segundo informações do G1 Rio de Janeiro.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, que foi acionada pela universidade, solicitou as imagens do circuito interno de segurança da instituição para tentar achar provas que levem à pessoa por trás do crime. A cabine do banheiro foi interditada para passar por uma perícia.

A Universidade de Vassouras divulgou um nota de repúdio para falar sobre o caso, afirmando que todas a medidas cabíveis serão tomadas para responsabilizar quem cometeu o crime. Segundo a instituição, a funcionária está recebendo apoio psicológico e jurídico depois do ocorrido.

Protesto de alunos da instituição

Estudantes da Universidade de Vassouras se reuniram na manhã seguinte ao ocorrido, na sexta-feira, 2, para protestar contra o crime. Com cartazes, eles comandaram uma manifestação na entrada da instituição, que durou o dia todo. 

Imagens da mensagem racista passaram a circular na internet, gerando revolta nos internautas. Por meio das redes sociais, o caso ganhou bastante repercurssão e também passou a ser comentado pelos moradores da cidade de Vassouras.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

racismo universidade de vassouras funcionária sofre racismo universidae rio de janeiro crime de racismo universidade de vassouras

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar