Plataforma reúne oportunidades para prática de ações voluntárias no Brasil

O site mostra iniciativas de voluntariado realizadas por comitês de diversos estados

10:39 | Jul. 26, 2022

Por: Euziane Bastos
Comitê de colaboradores de Fortaleza realiza ação de entrega de marmitas em Pacajus (foto: Divulgação/Itaú Social)

A nova plataforma Mobiliza, iniciativa do banco Itaú, reúne oportunidades de atuação em ações voluntárias de educação, em todas as regiões do Brasil, para os interessados em apoiar o próximo ou se engajar em uma causa social. A iniciativa visa ampliar e facilitar o acesso às informações, reunindo as possibilidades em um único ambiente.

A plataforma reúne as atividades promovidas por 42 comitês de colaboradores e aposentados do Itaú Unibanco, em parceria com OSC (organizações da sociedade civil), escolas e outras instituições. É possível encontrar ações como mediação de leitura, arrecadação de alimentos, mutirão de reforma ou construção, eventos solidários, sensibilização sobre a preservação do meio ambiente, entre outros.

"A ideia de ter uma plataforma que divulga ações voluntárias é justamente unir esse interesse em ajudar as pessoas com as causas importantes", explica Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social.

Apesar do site ser direcionado aos colaboradores do Itaú Unibanco, pessoas que não fazem parte da organização, mas que querem realizar o voluntariado, podem navegar pela plataforma para identificar as organizações que estão com iniciativas funcionando. É possível filtrar a pesquisa e direcioná-la de acordo com o interesse.

Além disso, a plataforma mostra informações das OSCs parceiras do Mobiliza e dos comitês, como o histórico de ações voluntárias do ano, a quantidade de colaboradores envolvidos e parcerias com outras instituições. Em 2021, os comitês foram responsáveis por 566 ações voluntárias, impactando cerca de 37 mil crianças, adolescentes e jovens.

Os comitês são formados a partir do interesse de um grupo de voluntários colaboradores do Itaú Unibanco. Eles funcionam planejando e executando as ações voluntárias durante o ano. Para isso, existem formações dentro do próprio Itaú. 

Comitê cearense

Até julho de 2022 foram realizadas quatro ações solidárias no Ceará, diz Cícero Santos, membro do Comitê de Fortaleza. "Em janeiro, realizamos compras de insumos para entregar 300 marmitas para pessoas em situação de rua que ficam localizadas na Praça do Ferreira. Na ocasião, o Centro Espírita Francisco de Assis foi parceiro da ação", conta.

Em março, o comitê fez a entrega de 40 cestas básicas na comunidade de Vila Velha para famílias em situação de vulnerabilidade social. Em abril, ocorreu a ação da Páscoa na instituição Lar Luz, em Horizonte, com entregas de 50 kits de chocolates e doces. E no mês de junho houve uma ação de doação de roupas para pessoas em situação de rua.

"As ações são planejadas e articuladas em duplas, que são definidas entre os membros do Comitê, porém entendo que essa representatividade pode ser melhorada com ações de incentivo que despertem mais consciência social entre os colaboradores do banco", defende Cícero.

O Comitê de Fortaleza existe há mais de dez anos. 

Importância do voluntariado

Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido do Itaú Social e Instituto Unibanco, nove em cada dez brasileiros reconhecem a importância do voluntariado, 48% faz ou já fez alguma atividade voluntária e 71% têm interesse em atuar. Entretanto, os dados apontam que a falta de informação sobre oportunidades de atuação dificulta o engajamento de boa parte das pessoas. Da parcela que nunca fez uma ação voluntária, 35% citam a falta de oportunidade como principal razão.