Cachorro-vinagre, ameaçado de extinção, é resgatado no Mato Grosso
O animal foi achado por moradores em chácara
19:47 | Jun. 11, 2022
Um cachorro-vinagre macho foi encontrado em chácara na cidade de Paranatinga, interior do Mato Grosso (MT). O animal, apelidado de Juca, se encontrava perdido na propriedade, e foi auxiliado por moradores locais, que entraram em contato com a polícia para realizar o resgate.
Juca já vivia ao redor de humanos e recebeu o nome quando ainda era filhote. As pessoas provavelmente acreditavam que ele fosse um cachorro comum. As informações são do G1.
Leia mais
Cachorro-vinagre: espécime raro no Brasil é resgatado no Mato Grosso
A espécie é considerada de risco de extinção, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Também de acordo com os dados do instituto, a estimativa de tempo para a extinção seria de 100 anos, no máximo. A destruição do habitat natural e a construção de estradas nesse ambiente, causando atropelamentos, são motivos relacionados.
O nome cachorro-vinagre não tem origem definida. O que se sabe é que essa espécie é da mesma família do cachorro doméstico, e possui uma proximidade aos seres humanos, o que possivelmente facilitou seu convívio com os moradores da área de chácara onde foi encontrado.
A espécie é considerada raríssima no Brasil, e Juca será transferido para um zoológico em Brasília, onde deve ganhar uma companheira para acasalar e perpetuar a espécie. Por seu status de ameaçado, duas instituições demonstraram interesse em receber o animal e trabalhar na multiplicação da espécie: uma dos Estados Unidos e outra da Itália.