Filme "A bailarina fantasma" está com acesso liberado no OP+

Assista agora ao filme original do O POVO+ com acesso liberado. Conheça os relatos da aparição da misteriosa bailarina nos espaços do Theatro José de Alencar

15:48 | Jun. 27, 2022

Por: Pedro Rocha
Primeira bailarina da Escola de Ballet Goretti Quintela, Lívia de Castro interpreta a bailarina fantasma e suas piruetas pelos espaços no Theatro José de Alencar, em vídeo produzido pelo O POVO+ (foto: JÚLIO CAESAR/O POVO)

Entenda por que nem todas as histórias do Theatro José de Alencar foram vistas pelo grande público... O filme Memórias do Palco: A Bailarina fantasma, original do O POVO+, está com acesso liberado a todos os leitores do O POVO.

Inspirado no livro "A bailarina fantasma", da escritora cearense Socorro Acioli, o enredo conta a história da construção do Theatro em um Brasil diferente. Nele, há os relatos da aparição de uma misteriosa bailarina, as fantasias narradas por funcionários e espectadores e a materialização das sensações do passado ao abraçar a história da construção do principal palco do Estado.

Idealizador do filme, Chico Marinho, editor-chefe do núcleo de imagem e gerente do canal da Fundação Demócrito Rocha, viu no projeto a possibilidade de homenagear o Theatro, que completou 110 anos em 2020.

"Eu não sou cearense. Quando cheguei às terras de José de Alencar, me encantei pelo teatro. Coincidiu que a Fátima Sudário (editora-chefe do OP+) também estava idealizando um projeto para comemorar o aniversário do local, através do texto de Socorro Acioli. Então, juntou a sede com a vontade de beber", disse Chico.

Diretor e editor de "A bailarina fantasma", o jornalista e produtor audiovisual Arthur Gadelha teve como inspiração para o desenvolvimento da obra filmes de suspense, mas com um olhar diferenciado.

"Nossa inspiração, além do próprio conto da Socorro Acioli que é lido, veio dos relatos que ouvimos e dos vários filmes de suspense que envolvem fantasmas em casas abandonadas. A diferença é que no nosso filme a casa é o contrário do abandono, mas de prestígio e admiração, e a fantasma não assombra ou se lamenta, mas dança e preenche os espaços imensos", explicou Gadelha ao O POVO.

Link para acessar o filme "A bailarina fantasma": https://materiais.opovo.com.br/bailarina-inscricao-ep01

Idealizado por Chico Marinho, o filme conta com a direção e edição de Arthur Gadelha, fotografia de Julio Caesar, roteiro de Ivig Freitas e texto da escritora Socorro Acioli.

Quero assistir ao filme agora!

Com conteúdos exclusivos para assinantes, a plataforma de streaming, jornalismo e cultura do O POVO, o O POVO+, liberou gratuitamente o acesso ao filme "Memórias do Palco: A Bailarina fantasma" para todos os leitores pelo link Bailarina Inscrição.  

Para ter acesso ao filme, basta você acessar o link Bailarina Inscrição e cadastrar o seu nome, email e telefone. É fácil e rápido!