Pernambuco registra 516 pessoas desalojadas por conta das chuvas em 24 horas
A previsão da Apac, é de continuidade das chuvas nas próximas 24 horas
13:04 | Mai. 28, 2022
O Governo de Pernambuco informou, neste sábado, 28, que Central de Operações da Codecipe recebeu dos municípios o registro de que 516 pessoas estão desalojadas e 249 pessoas estão desabrigadas. Até as 6 horas deste sábado, 20 municípios registraram precipitações acima de 100 mm, entre os quais o Recife (209 mm), Jaboatão dos Guararapes (215 mm) e São Lourenço da Mata (200,2 mm). Itapissuma foi a cidade com maior notificação atingindo 318 mm.
Ainda segundo o Executivo estadual equipes da Codecipe e do Corpo de Bombeiros foram reforçadas na Mata Sul com a instalação de uma base remota na cidade de Palmares. No município de Abreu e Lima há registro de 16 pessoas desabrigadas e seis pessoas desalojadas, o Cabo de Santo Agostinho registrou 18 pessoas desalojadas.
Leia mais
Camaragibe tem 28 pessoas desalojadas, Jaboatão dos Guararapes tem 92 pessoas desabrigadas e 332 pessoas desalojadas, Olinda possui 141 pessoas desabrigadas, em São José da Coroa Grande 70 pessoas estão desalojadas. Na cidade de Xexéu 60 pessoas estão desalojadas e em Escada 02 pessoas estão na mesma situação.
As chuvas também causaram a morte de sete pessoas no Estado, nesta semana. Em Olinda, três pessoas morreram por conta de deslizamentos de barreiras, uma pessoa no Córrego do Abacate e duas pessoas no Córrego do Abacaxi, ambos no bairro de Águas Compridas.
Em Fortaleza, o prefeito José Sarto (PDT), através das redes sociais, se solidarizou com o estado de Pernambuco e junto às famílias atingidas. O gestor afirmou que conversou com o prefeito do Recife, João Campos, e colocou a Prefeitura de Fortaleza à disposição para colaborar. Também frisou que, na Capital, a Defesa Civil monitora as áreas críticas e está preparada para atuar caso haja necessidade. Até as 16h horas deste sábado, 28, choveu 15 mm em Fortaleza.
Também pelas redes sociais, a governadora Izolda Cela lamentou pelos mortos e desabrigados em Pernambuco, oferecendo ajuda do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Ceará.
Atualizada às 18h50
Mirella Araújo, do Jornal do Commercio para a Rede Nordeste