Dia Nacional do Café: saiba mais sobre a data comemorativa no Brasil
A data celebra a segunda bebida mais popular do mundo, atrás apenas da água. Saiba mais sobre a origem da comemoração e a história do café na indústria brasileiraNo dia 24 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Café no Brasil. A bebida é a segunda mais consumida no País, atrás somente da água. A inclusão da data no calendário nacional foi empreendida pela ABIC, a Associação Brasileira da Indústria de Café.
A comemoração existe desde 2005 e celebra um dos produtos mais cultivados e exportados da história do Brasil. A atividade cafeeira no País foi introduzida no século XVII, mas a produção se intensifica a partir da adoção do costume de ingerir café por parte da Europa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além da data nacional, existem também outras duas comemorações em larga escala que celebram a bebida obtida a partir dos grãos de café: o Dia Internacional do Café, em 1 de outubro, e o Dia Mundial do Café, em 14 de abril.
Dia do Café: saiba mais sobre a história do café no Brasil
As primeiras plantações de café feitas visando o lucro a partir da exportação se instalaram no litoral do Rio de Janeiro. O Vale do Paraíba foi o palco da verdadeira expansão cafeeira, nos interiores paulista e fluminense.
Datas comemorativas como o Dia Nacional do Café estimulam o comércio e incentivam o consumo de produtos produzidos nacionalmente. A data, 24 de maio, vem perto do fim do outono, marcando a baixa nas temperaturas e o começo da colheita da nova safra de café.
O café brasileiro é internacionalmente reconhecido pela qualidade dos grãos. Apesar de estarem em queda, em fevereiro de 2022 foram contabilizadas as vendas de quase 3,5 milhões e de sacas de café (60 kg), totalizando mais de 200 mil toneladas de café.
Com informações da Associação Brasileira da Indústria de Café