Vídeo: estação flagra mais de 300 meteoros no céu de Santa Catarina
Astrônomo estima que pelo menos 120 são detritos do cometa Halley fizeram parte da chuva de meteorosA estação de monitoramento de Monte Castelo, no estado de Santa Catarina, flagrou mais de 300 meteoros em uma noite. Ao G1, o astrônomo amador Jocimar Justino relatou que pelo menos 120 meteoros eram detritos do cometa HalleyO cometa Halley é um cometa grande e brilhante que orbita em torno do Sol, em média, a cada 76 anos, quer dizer, seu período orbital pode oscilar entre 74 e 79 anos. Trata-se de um dos mais conhecidos e brilhantes cometas (visível a olho nu) de periodicidade “curta” do cinturão de Kuiper. Foi observado pela última vez em 1986 nas proximidades da órbita terrestre, calcula-se que a próxima visita seja no ano de 2061, a anterior ocorreu em 1910. (Fonte: InfoEscola) .
Os meteoros fazem parte da ETA Aquáridas, considerada a primeira grande chuva de 2022. Os detritos começaram a aparecer por volta das 3 horas de quinta-feira, 4. "Foi uma noite favorável porque praticamente o céu estava bem limpo, sem a presença de nuvens. A lua também não atrapalhou com a sua luminosidade desta vez. E isso coincidiu justamente em uma época que acontece o pico da chuva de meteoros", disse Justino ao G1.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ainda em Santa Catarina, de acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), são esperados cerca de 35 meteoros por hora no pico da chuva (noites de 4 a 6 de maio), em condições ideais de observação.
A chuva Eta Aquáridas começou em 21 de abril e deve ir até o dia 12 de maio. Para observar o fenômeno, o melhor horário é a partir das 3 horas da madrugada, olhando na direção leste.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente