Perfil de memes de trabalho conquista público, atrai empresas e divulga vagas de emprego
De 2019 para cá, a Festa da Firma já divulgou cerca de 1.500 vagas de empregoJá imaginou estar despretensiosamente rolando um feed de um perfil de memes e, por acaso, encontrar aquela tão sonhada vaga de emprego? Bom, isso já é a realidade na página “Festa da Firma”.
A conta sobre humor corporativo, voltada para memes de trabalho, tem 719 mil seguidores em uma de suas redes sociais, e se tornou opção de algumas marcas no momento de divulgar seus processos seletivos. Em entrevista ao O POVO, um de seus fundadores, que preferiu não se identificar, explicou como o processo ocorre.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O perfil foi criado em 2017, mas a produção de conteúdo só se intensificou em 2019. "Estávamos com o mesmo sentimento que todos os que trabalham no mundo corporativo passam. Seja aquela bronca do chefe, as piadinhas sem graça, a felicidade quando está chegando próximo do fim de semana ou desânimo na segunda -feira", contou o administrador do perfil.
Ele afirmou que o interesse das companhias em divulgações e publicidades teve início no final de 2019, sendo a AMBEV um de seus primeiros clientes. “Já trabalhamos também com Suzano, P&G e Oracle”, contou.
Desse tempo para cá, a Festa da Firma já divulgou cerca de 1.500 vagas de emprego, mas sempre balanceando os anúncios com seus "corporate memes".
Segundo o entrevistado, a procura por esses espaços de anúncios é uma tentativa das companhias em fugir do modelo tradicional de divulgação de emprego.
Gerenciamento do perfil
A equipe da Festa da Firma hoje é formada por 4 sócios, sendo dois engenheiros civis e dois publicitários. Eles se revesam na produção de postagens, estratégias comerciais, atendimento aos clientes e, claro, a criação dos memes na cidade de São de Paulo.
Apesar de tratarem o local como uma "firma” de fato, os integrantes desse time ainda estão no mundo corporativo. "Além do Festa [o perfil], nós 4 ainda trabalhamos, sendo CEO de startup, engenheiro de obra, especialista de marketing e consultor de multinacional", diz um dos fundadores.
Voir cette publication sur Instagram
Ele ainda explicou que a criação, parte chave do processo do perfil, é feita a partir de tendências e assuntos do mundo, sempre levantando a sátira no cenário empresarial.
"Nossa ideia era retratar o dia a dia e mostrar que estamos todos na mesma página, tornando o mundo corporativo mais leve e agradável e mostrando que independente do setor que a pessoa trabalha, os perrengues vividos são os mesmos", afirma o criador.