USP tem curso grátis de programação para mulheres e pessoas não-binárias
Realizado de forma totalmente online, curso "Meninas Programadoras" é ofertado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São CarlosA área de tecnologia é conhecida pela forte presença masculina. Uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP), porém, tenta colaborar para a mudança desse cenário. Intitulado "Meninas Programadoras", a formação é oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).
O público-alvo do curso são meninas, mulheres e pessoas não-binárias. Para participar, as únicas exigências são ter um computador com acesso à internet e ser estudante de Ensino Médio, ou já ter concluído esta etapa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Duas turmas da formação acontecem nas próximas semanas, e as inscrições já estão abertas. Elas são realizadas pelo sistema Apolo, que pode ser acessado neste link. Não é necessário criar cadastro no sistema, apenas inserir as informações solicitadas. As etapas seguintes são feitas por e-mail.
A sétima edição do curso começará em 4 de abril. As inscrições podem ser feitas até 26 de março. A oitava turma, por sua vez, tem inscrições entre 4 e 23 de abril, com aulas iniciando em 7 de maio.
Curso "Meninas Programadoras" oferece certificado da USP
Apesar de as inscrições serem livres, as vagas têm prioridade em ações afirmativas. A preferência será dada para estudantes de escolas públicas, que estejam cursando o terceiro ano.
O curso oferece certificado de conclusão. O documento é emitido pela USP, e será fornecido a estudantes que participem de pelo menos 75% das atividades propostas na formação.
As aulas acontecem aos sábados à tarde. Esses encontros, realizados via Google Meet, são ao vivo e de participação obrigatória. Mais informações estão disponíveis no site do curso, neste link.
Serviço
Curso "Meninas Programadoras" da USP
- Onde: online, via Google Meet
- Quando: sábados à tarde; sétima turma começa em 9 de abril
- Quanto: gratuito
- Inscrições: neste link - não é necessário ter cadastro
- Informações: no site do curso, neste link