Bombeiros do CE enviados a Petrópolis já atuaram em Brumadinho e edifício Andrea
O envio aconteceu por solicitação do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro após o governador Camilo Santana oferecer apoio
10:56 | Fev. 19, 2022
O Corpo de Bombeiros do Ceará enviou nesta sexta-feira, 18, reforços militares para ajudarem nas buscas por desaparecidos em Petrópolis. A cidade foi acometida por fortes chuvas, deixando até o momento 136 mortos e 213 pessoas desaparecidas.
A composição é formada por seis militares, entre capitães, subtenentes e soldados. Sendo três binômios com três cachorros especialistas em Busca e Resgate e três especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas. Os militares do canil já atuaram nas tragédias de Brumadinho (MG) em 2019 e os especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas atuaram naquele mesmo ano nos resgates do edifício Andrea em Fortaleza, assim como também os cães.
Leia mais
Além da ajuda humana e animal, foram enviados também equipamentos de última geração para auxiliar os bombeiros nas buscas. São eles: um sensor de busca Delsar, usado para a captação de escuta sísmica e acústica. O dispositivo é capaz de detectar e encontrar vítimas vivas presas em desmoronamentos, causados por terremotos, deslizamentos de terras, explosões. E uma câmera First Look 360º, que faz uso de câmeras duplas e possui um software para conectar diversos fluxos de vídeo ao vivo e criar um panorama de imagem de 360° suave - que pode ser observado e trabalhado em dispositivos móveis como tablets ou smartphones.
Os militares e os cães enviados devem retornar ao Ceará em 24 de fevereiro. Pelas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) lamentou a condição de Petrópolis. "Nossos bombeiros e profissionais da Defesa Civil estão de prontidão caso seja solicitado o reforço. Que Deus conforte as famílias das vítimas", disse.