UFMG: nota de corte do Sisu 2022 hoje, quarta (16/02); primeira parcial

Primeira parcial da nota de corte do Sisu 2022 dos cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é divulgada hoje, quarta, dia 16/02; confira atualização

05:23 | Fev. 16, 2022

Por: Redação O POVO
UFMG é uma das universidades públicas do Brasil que oferecem vagas no Sisu 2022; veja quando e que horas sai a segunda parcial da nota de corte (foto: Foca Lisboa/UFMG)

A nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 - programa que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior do Brasil - começa a ser divulgada a partir de meia noite (horário de Brasília) de hoje, quarta-feira, 16 de fevereiro (16/02), quando os estudantes conhecem a primeira parcial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

A inscrição do Sisu teve início nessa terça, dia 15, à meia noite. O encerramento será no dia 18 de fevereiro, até as 23 horas e 59 minutos. Durante esse período, serão ofertadas 221.790 vagas para instituições federais e estaduais e mais de 6 mil cursos, cabendo ao estudante escolher a opção que lhe dará mais chances de aprovação.

Veja abaixo a atualização de hoje, 16, da nota de corte da primeira parcial do Sisu 2022 dos cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As notas exibidas são na modalidade Ampla Concorrência.

Sisu 2022 na UFMG hoje, 16: cursos com maiores nota de corte na primeira parcial

  1. Medicina (Belo Horizonte): 814,96
  2. Engenharia Aeroespacial (Belo Horizonte): 780,96
  3. Ciência da Computação (Belo Horizonte): 777,1
  4. Engenharia Química (Belo Horizonte): 766,2
  5. Direito (Belo Horizonte): 766,48 (Matutino) e 747,64 (Noturno)
  6. Biomedicina (Belo Horizonte): 759,04
  7. Jornalismo (Belo Horizonte): 753,34 (Matutino) e 726,96 (Noturno)
  8. Matemática Computacional (Belo Horizonte): 728,3
  9. Ciências Econômicas (Belo Horizonte): 758,26
  10. Engenharia Mecânica (Belo Horizonte): 754,92 (Matutino) e 714,68 (Noturno)

Sisu 2022 na UFMG hoje, 16: cursos com menores nota de corte na primeira parcial

  1. Biblioteconomia (Belo Horizonte): 615,26 (Matutino) e 580,22 (Noturno)
  2. Arquivologia (Belo Horizonte): 583,9
  3. Engenharia Florestal (Montes Claros): 562,42
  4. Gestão de Serviços da Saúde (Belo Horizonte): 
  5. Engenharia Agrícola e Ambiental (Montes Claros): 548,8
  6. Engenharia de Alimentos (Montes Claros): 626,4
  7. Aquacultura (Belo Horizonte): sem nota de corte (mais vagas que candidatos inscritos)
  8. Zootecnia (Montes Claros): 593,38
  9. Museologia (Belo Horizonte): 618,04
  10. Radiologia (Belo Horizonte): 601,3
  11. Pedagogia (Belo Horizonte): 659,54 (Matutino) e 645,1 (Noturno)

Sisu 2022: nota de corte e pesos diferentes

A nota de corte de cada curso é calculada pelo Sisu uma vez ao dia. O cálculo se baseia no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. Por meio da nota de corte, o candidato consegue acompanhar a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A lista de selecionados só é divulgada ao fim do período de inscrição.

 

Vale ressaltar que algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Sendo assim, quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, e uma nova nota é gerada.

Sisu 2022: nota de corte e atualização com parciais

A nota de corte varia para cada curso e é atualizada diariamente junto com as classificações dos candidatos. Ela representa a nota do último candidato classificado dentro das vagas daquele curso, ou seja: até aquele momento, pessoas com nota maior ou igual à de corte estão classificados, e pessoas com nota menor não estão classificados.

Além da nota de corte do Sisu, há também as notas de corte finais das próprias universidades. Elas servem somente como um guia, pois mudam todo ano, e representam, em cada curso, a nota da última pessoa a ter se matriculado naquele curso considerando os candidatos classificados do Sisu, os da lista de espera, e os do banco de suplentes, na edição anterior do Sisu.

Nota de corte: como é calculada a posição no Sisu 2022?

As posições de cada candidato são calculadas em ordem decrescente de nota, considerando as inscrições de cada modalidade. Elas são atualizadas uma vez por dia, geralmente de madrugada.

No entanto, a nota pode variar de acordo com os critérios de cada instituição de ensino superior. Algumas universidades dão peso maior às provas do Enem com áreas relacionadas a cada curso, como Matemática para cursos de Engenharia e Linguagens e Códigos para faculdades de Letras.

Outras também podem considerar critérios especiais. No Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Ceará (IFCE), por exemplo, é concedido um adicional de 10% na nota do Enem a estudantes que tenham concluído o Ensino Médio no Ceará, e outro, de 20%, a estudantes que residam na mesma região metropolitana que a sede na qual estão pleiteando vagas.

Sisu: nota de corte em universidades pelo Brasil no último ano

UFC: nota de corte dos cursos mais concorridos do último ano

UFMG: nota de corte dos cursos mais concorridos do último ano

UFRJ: nota de corte de cursos mais concorridos do último ano

Fuvest: nota de corte dos cursos mais concorridos da USP do último ano

UFBA: nota de corte de cursos mais concorridos do último ano

UFPE: nota de corte de cursos mais concorridos do último ano

Sisu 2022: quem pode fazer a inscrição

Para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que teve resultado conhecido no último dia 9. No entanto, a seleção só é valida para participantes que não obtiveram nota zero na redação ou aqueles que fizeram o exame na condição de treineiro  — isto é, no segundo ano do ensino médio. 

Sisu 2022: passo a passo de como fazer a inscrição

  1. Para se inscrever na página do Sisu, clique em "Fazer inscrição". Em seguida, você será direcionado para uma próxima tela. Quando estiver nela, clique em Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro.
  2.  Confirme seus dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização, você está pronto para começar sua inscrição.
  3. Direcionado para a tela de inscrição, você pode escolher até duas opções de curso. As vagas podem ser pesquisadas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. 
  4. No resultado da busca você conhece os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis. Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade" para continuar.
  5. Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.
  6. Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela "Minha inscrição" e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo.

Sisu 2022: cronograma de data 

Ficar atento as datas do processo seletivo é essencial. Sendo assim, acompanhe abaixo o cronograma completo do Sisu 2022:

  • 15 a 18 de fevereiro: período de inscrições
  • 22 de fevereiro: resultado da chamada regular
  • 23 de fevereiro a 8 de março: matrícula da chamada regular
  • 22 de fevereiro a 8 de março: prazo para participar da lista de espera
  • A partir de 10 de março: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data