Ataque hacker afeta emissão de certificados de vacina; PF investiga o caso
Ministério da Saúde afirma que "o Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformasO site do Ministério da Saúde (MS), o aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – foram invadidos por hackers na madrugada desta sexta-feira, 10. Em nota oficial, o MS informou que a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional já foram acionados para investigar o caso.
Além disso, a pasta afirma que "o Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Certificados de vacina
Pelas redes sociais, usuários do aplicativo ConecteSUS relatam instabilidades. Além da impossibilidade de emissão, os dados de pessoas que já tinham emitido o certificado de vacinação contra a Covid-19 não aparecem na plataforma. Aqueles que conseguem fazer login na plataforma não têm acesso às informações das vacinas aplicadas.
Ao tentar acessar a parte sobre vacinas no aplicativo, é apresentada uma mensagem pedindo para aguardar 10 dias úteis:
Veja a íntegra da nota do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente