Enem 2021: professor de Ciências Humanas dá dicas para o 1º dia de prova

Professor de História, Carlos David Costa, do colégio Ari de Sá Cavalcante, em Fortaleza, dá dicas para o primeiro dia de prova do Enem 2021, que será realizado neste domingo, 21

Faltando apenas dois dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, é esperado que alguns alunos busquem revisar um pouco mais dos conteúdos exigidos no exame. Com provas objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação, o professor de História, Carlos David Costa, do Colégio Ari de Sá Cavalcante, em Fortaleza, dá dicas para o primeiro dia de prova, que será realizado neste domingo, 21.

Em entrevista à rádio O POVO CBN, o professor explica ao jornalista Jocélio Leal que a prova de domingo, com 45 questões fechadas, combina competências e habilidades. “Há uma necessidade de um conteúdo associado à visão de mundo, que corresponde à capacidade de interpretar as diferentes realidades”, explica Carlos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com o educador, a prova está orientada por uma política educacional de estado dos anos 1990, em que o objetivo dela é poder ensinar, gerar reflexão e, ao mesmo tempo, conseguir enquadrar o perfil de capacidade dos referidos alunos e aprendentes para o acesso às universidades. Ele ainda aponta sobre a importância de saber sobre questões ambientais.

“Se você for querer fazer uma revisão importante sobre Geografia, eu diria para priorizar a questão ambiental, associando à agricultura e à famosa Revolução Verde dos anos 70. Trabalharia também conceito e aplicação dos sistemas e tecnologias quanto a energias renováveis”, pontua o professor.


Outro tema importante que Carlos David acha importante de entender é sobre a Revolução Industrial. “A Revolução Industrial é sempre um tema recorrente, principalmente combinando com uma visão geopolítica, histórica e sociológica, ou seja, a sociologia do trabalho por meio da perspectiva de tecnologia e comportamento. Então, em linhas gerais, eu orientaria os estudantes para seguirem esse caminho”, aconselha.

Ainda segundo o professor, um outro tema importante de receber atenção é sobre democracia e cidadania, o qual é fortemente abordado por linhas de conhecimento que envolvem história, geografia, filosofia e sociologia. "Então, é fundamental revisar o nascimento da democracia na antiguidade clássica, compreendendo e percebendo a evolução da democracia no século XIX entre os iluministas", pontua.

Por fim, Carlos orienta sobre a importância de também analisar a evolução da democracia e da cidadania na antiguidade clássica no mundo contemporâneo, mergulhando em questões envolvendo agricultura no Brasil e a Revolução Verde. Entender os conceitos de globalização e geopolítica associados às grandes guerras, como a Guerra Fria, e à nova Ordem Mundial. 

"O aluno que vai para o Enem não pode deixar de municiar esses conteúdos que são tão importantes", finaliza o professor.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Enem 2021: saiba tudo sobre a prova do ano

>> Enem 2021: data da prova, horário, local e tudo sobre o exame

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar