Sistemas do CNPQ devem voltar ao ar na próxima segunda-feira
Plataformas Carlos Chagas e Lattes estão fora do ar desde o último sábado e causam preocupação à comunidade científica
16:41 | Jul. 31, 2021
Fora do ar desde o último fim de semana, o sistema do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) deve ser reestabelecido na próxima segunda-feira, 2, conforme informado na última quinta-feira, 29. Dentre os serviços que estão sem acesso está a plataforma Lattes e a plataforma Carlos Chagas.
Na última quarta-feira, 28, em vídeo divulgado nas redes sociais da agência de fomento à pesquisa, o presidente do CNPQ, Evaldo Vilela, informou que uma falha técnica no servidor foi responsável pela queda dos serviços. De acordo com Thales Marçal, diretor de gestão e tecnologia da informação do órgão, a peça já estava em processo de troca.
Ainda conforme informado pelo CNPQ, a integridade dos dados do Lattes foram preservadas após a conclusão da transferência do backup para o novo equipamento.
No comunicado também foi informado que os prazos de chamadas e prestação de contas serão prorrogados.
“Reforçamos que todos os prazos do CNPq, tais como submissão de chamadas e prestação de contas, serão prorrogados. As novas datas serão divulgadas assim que os sistemas se normalizarem”, disse o órgão.
| LEIA MAIS | Ceará registra 20 casos de stalking desde sanção de lei; entenda o crime
+ 46% dos brasileiros temem partilhar dados bancários
Os serviços do CNPQ começaram a apresentar instabilidade no dia 24 de julho. Na ocasião, a entidade confirmou o problema por meio de um comunicado. Na última segunda-feira, 26, o CNPQ divulgou outra nota sobre o problema, e acabou recebendo críticas nas redes sociais.
As plataformas do CNPQ continuam fora do ar neste sábado. Ao acessar a página do Lattes, por exemplo, o usuário é direcionado a um comunicado informando a indisponibilidade do sistema. A plataforma Lattes é responsável pelo registro acadêmico de aproximadamente sete milhões de cientistas brasileiros ou estrangeiros que tenham ligação com nosso País.
Nela, alunos, professores e pesquisadores registram suas produções acadêmicas, como pesquisas em andamento ou realizadas, bem como artigos publicados e bolsas conquistadas. O currículo Lattes é necessário sobretudo na hora da submissão de projetos de iniciação científica.