Inscrição do Enem 2021: prazo pra pagar boleto da taxa e cronograma de data
Último dia para a inscrição do Enem 2021 foi nessa quarta, 14, mas candidato ainda pode pagar taxa do boleto; veja o prazo e cronograma de data do Exame Nacional do Ensino Médio
13:28 | Jul. 15, 2021
A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 terminou nessa quarta-feira, dia 14 (14/07). Quem não recebeu isenção da taxa do Exame precisa pagar o boleto da taxa para poder confirmar a inscrição no Enem. Veja abaixo prazo e cronograma de data.
Inscrição do Enem: última data para pagar boleto
As inscrições do Enem 2021 se encerraram nessa quarta-feira, 14 de julho. Para quem não recebeu a isenção, o pagamento do boleto da taxa deve ser feito até a segunda-feira, dia 19 de julho (19/07).
Enem: como pagar o boleto da taxa da inscrição?
Para pagar a inscrição do Enem 2021, é preciso acessar a Página do Participante, no site do Exame, clicando aqui. No portal, é possível gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento.
A GRU tem valor de R$ 85,00 e é emitida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). O Inep é um órgão do Ministério da Educação, responsável por elaborar, aplicar e corrigir as provas do Enem.
Inscrição do Enem 2021: onde pagar boleto?
A taxa de inscrição do Enem 2021 pode ser paga em qualquer instituição financeira. A transação pode ser feita em bancos, casas lotéricas, agências dos Correios e aplicativos de bancos e carteiras digitais que permitam o pagamento de boletos.
Inscrição do Enem: quanto é a taxa? Qual o valor do boleto?
Assim como em 2020, o valor da taxa do Enem 2021 é de R$ 85,00. Após o pagamento da GRU, não é necessário nenhuma outra quantia.
Enem 2021: como saber se tive isenção da taxa?
No site do Enem é possível confirmar se o pedido de isenção da taxa foi concedido (deferido) ou negado (indeferido). Quem recebeu a isenção já tem a inscrição garantida.
Candidatos do Ceará, no terceiro ano do Ensino Médio ou egressos da rede pública de ensino, que tenham tido o pedido de isenção negado, terão a taxa de inscrição paga pelo Governo do Estado. A lei foi sancionada na terça-feira, 6. Neste caso, é preciso gerar a GRU, imprimi-la e levá-la à escola onde estuda ou onde concluiu o Ensino Médio.
Enem 2021: cronograma de data e calendário das provas
Além do prazo de inscrição e do pagamento da taxa do Enem 2021, há outras datas importantes no Exame. Confira abaixo:
- 30 de junho a 19 de julho: pagamento da taxa para não-isentos
- 19 a 23 de julho: pedido de uso do nome social na prova
- 21 e 28 de novembro: realização das provas (nas edições impressa e digital)
Enem: últimas notícias
- Enem Não Tira Férias 2021: confira calendário de aulas para estudantes da rede pública
- Camilo sanciona lei que garante pagamento da inscrição do Enem a alunos com isenção negada
- Justiça nega isenção de taxa do Enem para quem não justificou falta
- MEC publica editais do Prouni, Fies e Sisu para segundo semestre