Agora é o Nordeste: veja imagens da iluminação feitas do espaço

As regiões metropolinas e as capitais nordestinas se destacam com as maiores concentrações de fontes luminosas

10:41 | Jun. 25, 2021

Por: Redação O POVO
Imagem da Nasa mostra iluminação noturna do Nordeste em 2016. (foto: Reprodução/ Nasa)

Depois de mostrar, do espaço, as luzes da iluminação noturna do Ceará, uma nova imagem divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) exibe como fica o Nordeste visto do espaço. A imagem foi registrada por satélites da Nasa, a agência espacial estadunidense e divulgada nesta sexta-feira, 25, pela Funceme. 

As regiões metropolitanas e as capitais nordestinas se destacam com as maiores concentrações de fontes luminosas. O mesmo aconteceu no Ceará, que registrou a maior concentração em Fortaleza e municípios ao redor. No território cearense, Sobral, Quixeramobim e Iguatu também tiveram destaque.

Segundo a Funceme, cientistas da Nasa construíram mapas da composição global das fontes luminosas artificiais em alta resolução durante o período noturno, nos anos 2012 e 2016. Para obter imagens nítidas da luminosidade noturna, foram usadas técnicas de sensoriamento remoto no intuito de filtrar outras fontes de luzes dispersas. 

LEIA MAIS: Imagens da Nasa mostram iluminação noturna do Ceará vista do espaço

Os mapas foram elaborados a partir de imagens do sensor VIIRS, que coleta imagens visíveis e infravermelhas e observações globais de terra, atmosfera, criosfera e oceanos. Atualmente, o instrumento está a bordo do satélite de órbita polar Suomi NPP.

Confira a imagem completa: