Agora é o Nordeste: veja imagens da iluminação feitas do espaço
As regiões metropolinas e as capitais nordestinas se destacam com as maiores concentrações de fontes luminosas
Depois de mostrar, do espaço, as luzes da iluminação noturna do Ceará, uma nova imagem divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) exibe como fica o Nordeste visto do espaço. A imagem foi registrada por satélites da Nasa, a agência espacial estadunidense e divulgada nesta sexta-feira, 25, pela Funceme.
As regiões metropolitanas e as capitais nordestinas se destacam com as maiores concentrações de fontes luminosas. O mesmo aconteceu no Ceará, que registrou a maior concentração em Fortaleza e municípios ao redor. No território cearense, Sobral, Quixeramobim e Iguatu também tiveram destaque.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo a Funceme, cientistas da Nasa construíram mapas da composição global das fontes luminosas artificiais em alta resolução durante o período noturno, nos anos 2012 e 2016. Para obter imagens nítidas da luminosidade noturna, foram usadas técnicas de sensoriamento remoto no intuito de filtrar outras fontes de luzes dispersas.
LEIA MAIS: Imagens da Nasa mostram iluminação noturna do Ceará vista do espaço
Os mapas foram elaborados a partir de imagens do sensor VIIRS, que coleta imagens visíveis e infravermelhas e observações globais de terra, atmosfera, criosfera e oceanos. Atualmente, o instrumento está a bordo do satélite de órbita polar Suomi NPP.
Confira a imagem completa: