Com lixo plástico diário, Brasil pode recriar o Cristo Redentor 33,76 vezes

O Brasil está em quarto lugar na lista de nações responsáveis pelas maiores quantidades, em quilograma, de produção de lixo plástico. Os números considerados pela pesquisa são de 2010 e incluem os resíduos antes de processos como gestão, reciclagem ou incineração

Com base no despejo de lixo plástico diário do Brasil, o Cristo Redentor poderia ser recriado 33,76 vezes em um único dia. É o que aponta pesquisa da empresa australiana Compare the Market, que comparou 10 marcos turísticos do mundo com os números de desperdício de seus respectivos países. O Brasil está em quarto lugar na lista de nações responsáveis pelas maiores quantidades, em quilograma, de produção de lixo plástico.

LEIA TAMBÉM | Destinação inadequada de lixo cresce 16% em uma década
Estudo mostra que 70% dos resíduos do mar brasileiro são plástico

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em primeiro lugar está a China, com 169,12 kg milhões de resíduos desperdiçados por dia, o equivalente a 5,28 bilhões de garrafas plásticas de um litro. Cada residente do país asiático produz, por dia, 0.12 kg de lixo plástico. Em seguida, estão Estados Unidos e Alemanha. No Brasil, é desperdiçado por ano o equivalente a 400,04 bilhões de garrafas de um litro. Por dia, o País poderia recriar 171,82 Estátuas da Liberdade, monumento estadunidense.

Os números considerados pela pesquisa são de 2010 e incluem os resíduos antes de processos como gestão, reciclagem ou incineração. A quantidade de resíduos de plástico por pessoa foi multiplicada pela população de cada país incluso. Já para calcular o número de garrafas a que cada resíduo corresponde, o total de resíduos por dia foi divido pelo peso de uma garrafa. O resultado foi multiplicado por 365, de modo a prever a quantidade de garrafas desperdiçadas por ano.

LEIA TAMBÉM | Descarte irregular de lixo segue como realidade frequente em Fortaleza

Para calcular os valores respectivos a cada marco turístico, o peso em quilograma das construções e de uma garrafa foram comparados para entender quantas seriam necessárias para recriar cada marco uma única vez. Em seguida, este resultado foi comparado com os números de garrafas por dia e por ano de cada país, compreendendo assim quantas vezes cada marco poderia ser reproduzido.

O gerente-geral da Compare the Market, Brett Mifsud, alarmou para a importância de avanços na gestão de resíduos plásticos em todo o planeta: “Quanto mais plástico reciclado e reutilizado a cada dia, menos matéria-prima será utilizada, o que, por sua vez, manterá os gases do efeito estufa baixos e trabalhará para reduzir nossa pegada de carbono. Como nossa pesquisa destaca, há mais que os países podem fazer para limitar a geração de plástico e proteger o meio ambiente”.

LEIA TAMBÉM | Agência Brasil explica: como é o descarte correto do lixo eletrônico

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

produção lixo plástico brasil cristo redentor resíduos plásticos brasil gestão resíduos brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar