Cardeal Sérgio da Rocha presidirá missa pelas almas das vítimas de LGBTfobia

A Celebração Eucarística ocorre nesta sexta-feira, 21, às 17h. O evento terá transmissão online

18:20 | Mai. 20, 2021

Por: Alice Sousa
Sérgio da Rocha é atualmente o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil (foto: Bruno Toledo)

Nesta sexta-feira, às 17h, o cardeal Dom Sérgio da Rocha celebrará uma missa em homenagem às vítimas de violência da LGBTfobia. A celebração ocorre na Capela Sagrada Família, em Salvador (BA). O evento terá transmissão online pelo Instagram (@cpddbahia) do Centro de Promoção de Direitos Humanos da Bahia (CPDD). O cardeal, que já foi bispo auxiliar de Fortaleza, foi nomeado pelo papa Francisco em 2020 para a Arquidiocese de Salvador, tornando-se o arcebispo primaz do Brasil.

A realização atende a um pedido do CPDD e da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) diante do cenário de violência gerada pela homofobia. O coordenador da CPDD Bahia, Renildo Barbosa, relata que, na comunidade LGBTQIA+, há um número expressivo de pessoas que professam a religião cristã católica. E, por isso, essas pessoas sentem a necessidade de momentos de escuta e acolhimento pela igreja. "É muito importante que esses LGBTS sejam acolhidos no seio da igreja. É também um sinal de que a igreja está atenta a essas questões e que não concorda com a violência que ceifa vidas por ódio e discriminação", declarou o coordenador.


Cenário da violência

No Ceará, em 2020, o número de mortes de pessoas trans e travestis superou a média de 2019 em 45%. O último boletim divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (Antra) aponta que a média dos quadrimestres dos últimos cinco anos foi de 57 casos, entre janeiro e abril, sendo 2020 o ano com a maior média  (66 assassinatos). Até maio de 2021, foram notificados 56 casos, o que chama atenção pela proximidade com a média móvel e exige atenção durante o decorrer do ano.

No dossiê da associação que detalha dados de assassinatos em 2020, Ceará e Bahia são o segundo e o terceiro estado com maior número de casos, respectivamente, perdendo apenas para São Paulo. O mesmo ranking se repetiu também no dossiê de 2019.

Serviço
Missa pelas almas de homens e mulheres vítimas da LGBTfobia

Data: 21 de maio de 2021, às 17h
Onde: Transmissão online no perfil @cpddbahia no Instagram