46 pessoas recebem por engano vacina contra Covid no lugar de dose contra a gripe em SP
No grupo que recebeu errado as doses, estão 28 crianças e uma gestante, público que se tem dúvidas sobre os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19
Por engano, 46 pessoas receberam doses da Coronavac, uma das vacinas usadas contra Covid-19, em vez de receberem imunizante da campanha contra a gripe em um posto de vacinação de Itirapina, região Centro-Leste do estado de São Paulo, na terça-feira, 13. Entre os vacinados estão 18 adultos, sendo uma gestante, e 28 crianças.
A Secretaria Municipal de Saúde de Itirapina explicou que o erro foi percebido já na quarta-feira, 14, durante o controle do estoque das vacinas, quando foi notado o sumiço de 46 doses das vacinas contra Covid-19.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Prefeitura apurou que uma técnica de enfermagem enviou erroneamente frascos da Coronavac para o local onde está ocorrendo a campanha de vacinação contra gripe, um colégio no Município.
A pasta da saúde informou que estão sendo tomadas medidas de responsabilidade, na área administrativa e legal.
LEIA MAIS: Especialistas recomendam avaliação individual para vacinação de gestantes
A campanha de imunização contra a gripe começou na segunda-feira, 12, e começou vacinando crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes ou puérperas; povos indígenas e profissionais da saúde. Isso acontece para não causar conflito com a imunização contra a Covid-19, que acontece ao mesmo tempo e está focada agora em idosos, profissionais da segurança pública e quilombolas.
A Secretaria de Saúde de Itirapina afirma que enviou um comunicado à Vigilância Epidemiológica de Piracicaba sobre a falha e solicitou orientações. “Todas as providências para a segurança dessas pessoas foram tomadas e, segundo orientação dos médicos especialistas consultados, o fato não traz riscos para a saúde dos envolvidos”, ressaltou a Prefeitura de Itirapina, por meio de nota.
A Prefeitura esclareceu também que todos os vacinados foram informados pessoalmente e a Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe médica para avaliação, além de um acompanhamento por 14 dias. Nesta quinta-feira, 15, 26 pessoas passaram por atendimento médico, entre elas a gestante. "Até o momento nenhuma "anormalidade" foi detectada, afirmou a gestão.
ATENÇÃO: Pessoas que se vacinaram nesta terça-feira (dia 13) contra a gripe (Influenza) na escola municipal José Cruz...
Publicado por Prefeitura Municipal de Itirapina em Quinta-feira, 15 de abril de 2021
Indicações
Ao G1, o Instituto Butantan informou que não recebeu nenhuma notificação sobre o caso no setor de farmacovigilância. O Instituto ressaltou que, conforme indicado em bula, a vacina é indicada para indivíduos com 18 anos ou mais e "não há conclusões científicas até o momento de segurança ou eficácia da vacina na população pediátrica ou em gestantes”.
A orientação, em casos de vacinação no público errado, é que as vigilâncias municipais acompanhem e coletem informações individuais das gestantes e das crianças expostas. Caso haja algum efeito adverso, é preciso buscar orientação imediata nos serviços de saúde. Nessa situação, a segunda dose não é indicada.
Também é recomendável que essas pessoas vacinadas erroneamente com a Coronavac, aguardem por 14 dias antes de se vacinarem contra a gripe.