Operação Verde Brasil 2 apreende madeira no Pará
Militares da Marinha abordaram comboio de balsas que transportava a carga ilegal pelo rio Arapiuns, em Santarém, na madrugada do feriado de Natal
09:46 | Dez. 26, 2020
Um carregamento de madeira transportado em embarcações foi apreendido pela Operação Verde Brasil 2, das Forças Armadas, no Pará.
Na ação, durante a madrugada do dia 25, feriado do Natal, militares da Marinha abordaram e detiveram dois comboios na foz do Rio Arapiuns, em Santarém-PA, com duas balsas cada um. As embarcações, que transportavam irregularmente toras de madeiras extraídas na região, foram detidas e escoltadas para Ponta Maria José, a fim de serem avaliadas pelos órgãos ambientais.
Também no Pará, no município de Itaituba, militares do Exército ocuparam uma madeireira com aproximadamente 42 mil m³ de madeiras apreendidas nesta semana.
A missão, ainda sem previsão de término, teve apoio da Aviação do Exército no transporte dos militares.
A Operação Verde Brasil 2, do Ministério da Defesa, iniciada em maio, atua para combater e reprimir delitos ambientais na Amazônia Legal. Em agosto último, já havia intensificado a aplicação de multas por crimes ambientais na região. Até aquela época, os termos de infração e multas aplicadas já haviam passado dos R$ 520 milhões. O valor é 15% maior que da Verde Brasil 1 (R$ 440 milhões), de 2019.
Onze organizações atuam em parceria com as Forças Armadas na Operação Verde Brasil 2. São elas: Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio); e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Também fazem parte da operação o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); a Fundação Nacional do Índio (Funai); Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o Serviço Florestal Brasileiro e a Agência Nacional de Mineração.