Roacutan: O que é, para que serve e efeitos colaterais
De vez em quando a isotretinoína viraliza nas redes sociais e acende o alerta de médicos e especialistas sobre o uso indiscriminado do medicamento
Em 2022, o Roacutan apareceu como um dos termos mais comentados no Twitter porque o zagueiro Jair, do Santos, foi suspenso do jogo contra o Fortaleza no Campeonato Brasileiro como consequência do uso da substância.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ainda que o medicamento não fornecesse nenhum ganho esportivo, ele consta na lista das substâncias proibidas pela Associação Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).
No ano anterior, o Roacutan também tinha viralizado também no Tik Tok por causa do “Desafio do Roacutan”, que consistia em mostrar as imagens de antes e depois do tratamento com a medicação.
Importante ressaltar que o remédio é um importante aliado no tratamento da acne, doença que no Brasil afeta dois milhões de pessoas a cada ano. Segundo a Roche, mais de 17 milhões de pessoas usaram o medicamento desde o lançamento dele, em 1982. Em 2002 foi autorizada a comercialização de seu genérico.
Mas o que é o Roacutan? Para que serve? Ele causa quais efeitos colaterais? Entenda por que o remédio é tão falado!
O que é Roacutan?
O Roacutan, medicamento conhecido para tratamento de acnes graves, tem como base a isotretinoína, um composto sintético semelhante à vitamina A.
De acordo com a bula do remédio, a função dela é reduzir o tamanho das glândulas produtoras de sebo e, consequentemente, a inflamação na pele. O tempo médio para o surgimento dos resultados é estimado entre 8 e 16 semanas.
Para que serve o Roacutan?
O Roacutan é indicado para o tratamento de formas graves de acne, tais como a nódulo-cística (a famosa — e dolorosa — “espinha interna”); conglobata (aquele tipo de acne que além dos caroços e feridas, tem pus; e por fim, a acne que apresenta o risco de formar cicatrizes permanentes.
Ele também é uma alternativa aos quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores, ou seja, deve servir para aquelas espinhas que não sumiram mesmo após o uso de loções, sabonetes e outras fórmulas indicadas pelo dermatologista.
Quais os principais efeitos colaterais do Roacutan?
Muitas pessoas se questionam se vale realmente a pena correr o risco de usar o medicamento e ter a possibilidade de sofrer alguma reação adversa (de uma longa lista de enfermidades possíveis). Veja quais são as principais:
Ressecamento de mucosas e pele
O ressecamento da pele é uma reação comum durante o uso do medicamento, e o problema atinge inclusive as mucosas. Lembrando que esse tipo de tecido reveste cavidades úmidas como a boca, lábios, nariz e vagina, dentre outras, e a função é ajudar na proteção e manutenção da umidade do local.
Para lidar com o incômodo, a dica é investir na hidratação, utilizando sprays nasais, hidratantes labiais e vaginais específicos, todos recomendados por um médico, é claro.
Alterações do fígado
De acordo com Tiago Lima Sampaio, doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o remédio provoca várias reações por ser hepatotóxico, ou seja, ele contém substâncias que ficam acumuladas nas células do fígado, podendo causar problemas graves no órgão.
O profissional orienta que o paciente tome a medicação em dosagens indicadas para não provocar efeitos agressivos ao fígado e passe por exames mensais, como o de sangue.
Aumento de colesterol
Outra reação comum durante o uso do Roacutan é o aumento de triglicérides e colesterol sérico, assim como a diminuição de HDL (o chamado “colesterol bom”, que em quantidades adequadas, protege as artérias e dificulta a entrada do LDL, que é conhecido como “colesterol ruim”).
Os triglicérides, também chamados de triglicerídeos, são as principais gorduras do nosso organismo. Estão presentes em vários alimentos, mas a maior parte que circula no sangue é produzida no nosso próprio organismo, por meio do fígado.
Os triglicerídeos podem ser encontrados na corrente sanguínea de forma livre (colesterol sérico). O excesso de triglicerídeos circulando no sangue está relacionado ao risco de doenças cardiovasculares.
Anemia
Uma reação muito comum (ou seja, que ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam o medicamento) é a diminuição da contagem de células vermelhas no sangue e a anemia, que é a quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos saudáveis devido à baixa quantidade de ferro no organismo.
Por isso é recomendado evitar a doação de sangue durante e até um mês após o término do tratamento com Roacutan.
Coceiras
Outra reação muito comum é a ocorrência de coceiras (prurido), consequência do ressecamento da pele.
Para amenizar o incômodo, é necessário o uso de hidratantes próprios e o aumento do consumo de água, assim como evitar banhos quentes.
Alterações de humor
Entre as reações raras (entre 0,01% e 0,1% dos pacientes), há relatos de casos de depressão, incluindo os mais graves, com tentativas de suicídio. Não há estudos conclusivos sobre o uso de Roacutan e sintomas psiquiátricos, mas há os que indicam que pacientes com acne, principalmente na forma grave, são mais propensos à depressão, independente do medicamento utilizado.
Como ainda não há nada definido, o mais prudente é que os pacientes com acne fazendo uso do medicamento sejam acompanhados por psiquiatras, caso percebam o aumento de episódios de tristeza sem motivo aparente.
Dores de cabeça
A dor de cabeça é um dos sintomas do uso de Roacutan, e ela pode ser tratada com analgésicos comuns. A substância também pode agravar enxaquecas em quem já sofre por causa delas.
Dores musculares
A mialgia (dores musculares), assim como as dores articulares e lombalgia (dor nas costas), costumam aparecer com frequência em quem está fazendo o tratamento.
Segundo a bula do produto, as dores também podem vir acompanhadas da redução da tolerância a exercícios intensos, ou seja, “dar um gás” na academia pode ficar mais penoso durante o uso do Roacutan.
Dificuldade para enxergar à noite
Dentre os vários efeitos colaterais que podem acometer a visão, está a redução da visão noturna.
Esse efeito não é exclusivo do Roacutan, já que os medicamentos usados para tratar a acne grave geralmente estão relacionados a um risco duas vezes maior de desenvolvimento de problemas oculares como conjuntivite e olhos secos, por exemplo.
Como reduzir os efeitos colaterais do uso de Roacutan?
Apesar de ter algumas reações adversas, é possível diminuir os efeitos do Roacutan no organismo. Confira algumas dicas logo abaixo:
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
O consumo de álcool sobrecarrega o fígado e aumenta o nível de triglicerídeos no sangue, algo que o Roacutan também causa. Portanto, é aconselhável evitar beber durante o tratamento.
Evitar gestação
O remédio oferece alto risco de má formação do feto. E não só as mulheres precisam evitar a gravidez durante o tratamento com o Roacutan: alguns médicos também recomendam que os homens que fazem uso do remédio evitem engravidar suas parceiras.
Então, antes das relações sexuais, é essencial usar preservativos e mais algum outro método anticoncepcional junto, para aumentar o índice de proteção contra a gravidez.
Não se expor ao sol
É preciso evitar a exposição ao sol e às luzes de ambientes fechados, como as lâmpadas fluorescentes e a luz do computador, já que elas também emitem radiação que afeta a pele.
O protetor solar com FPS adequado para o seu tipo de pele e o uso de bonés e chapéus reduzem a exposição a esses efeitos nocivos.
Contar com apoio profissional
O Roacutan é vendido apenas com receita médica. Se o paciente for menor de idade, o médico também precisa anexar uma autorização dos pais ou responsáveis legais. A medicação também é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O que queremos dizer com isso é que o Roacutan precisa ser receitado por um médico, e cada caso é um caso. Ou seja, não caia na tentação de usar um remédio só porque ele deu resultados para alguém que você conhece.
No caso do Roacutan, o acompanhamento especializado se faz mais necessário ainda, já que ele pode gerar uma série de efeitos colaterais.
Casos de reincidência
A dosagem errada ou a interrupção do tratamento faz com que as glândulas sebáceas retornem a produzir sebo, produzindo assim novas acnes.
No entanto, mesmo sendo tomado corretamente, cinco em cada 100 pessoas vêem a acne voltar após o fim do tratamento com o Roacutan.
Por isso é essencial a orientação médica no tratamento, já que o profissional tem condições de avaliar a necessidade do uso de medicamentos para prevenir a reincidência ou tratá-la.
Conclusão
Começamos este texto falando de que de tempos em tempos, o Roacutan aparece nas redes sociais por algum motivo.
Em uma dessas ocasiões, foi falado que o uso do medicamento seria capaz até de afinar o nariz, algo que só aconteceria se o paciente tivesse rinofima (um tipo de hipertrofia das glândulas sebáceas), de acordo com nota publicada à época pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Infelizmente, muitas pessoas acabam caindo nessas armadilhas e se submetem a tratamentos, mesmo sem acompanhamento médico, algo que foi ressaltado ao longo deste texto.
A acne é uma doença que tem um impacto psicológico muito forte, especialmente em adolescentes e jovens. Nesta fase da vida, a aparência e a aceitação social são muito importantes, e casos graves de acne podem levar até a depressão, ansiedade e outras doenças comportamentais. Nesse sentido, o medicamento é muito importante para dar qualidade de vida a essas pessoas.
Esperamos que com esta leitura, o (a) leitor (a) fique informado sobre os benefícios,efeitos colaterais e cuidados a serem tomados durante o tratamento com o Roacutan.
Para mais conteúdos como este, acesse a seção de Saúde do O POVO e as reportagens especiais do OP+ que tratam sobre Comportamento.
| LEIA MAIS |
Assim como outras infecções, Covid-19 pode acelerar queda de cabelo; saiba o que fazer
SUS completa 30 anos de criação em contexto de subfinanciamento, teto de gastos e pandemia
Mascne: saiba como prevenir a acne provocada pelo uso das máscaras de proteção
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente