Ex-Malhação, ator revela transição de gênero e avisa: "Não nasci no corpo errado"

O jovem disse que retificou o nome na certidão de nascimento, se alistou no Exército e faz planos de seguir carreira na música. Pouco disso seria possível sem o papel em "Malhação: Toda Forma de Amar", que, segundo ele, foi fundamental para "escancarar" sua transexualidade

O ator e cantor Benjamin Damini, que adotou o nome artístico de BENJAMÍN, entende que é um menino desde os 3 anos de idade, mas foi durante o período de isolamento social que ele se percebeu transexual e resolveu tornar público este processo.

BENJAMÍN escreveu um relato nas redes sociais, compartilhando suas reflexões destes últimos meses.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O blog Universa, do UOL, entrevistou o ator. O jovem disse que retificou o nome na certidão de nascimento, se alistou no Exército e faz planos de seguir carreira na música. Pouco disso seria possível sem o papel em "Malhação: Toda Forma de Amar", que, segundo ele, foi fundamental para "escancarar" sua transexualidade.

Ao compartilhar com o público que passaria por um processo de transição de gênero, na última terça-feira, 22, o ator e cantor explica, de forma direta: "Eu sou transexual. E para você que está lendo isso apenas deve significar que meu nome é BENJAMÍN e desejo ser tratado no masculino".

BENJAMÍN ainda disse que aos três anos de idade tinha um sentimento de ter nascido no corpo errado, mas acabou reprimindo isso na adolescência. Hoje, no entanto, ele entende que não nasceu no corpo errado. "Só fui me entender trans na quarentena, porque não tinha para onde fugir. Foi a primeira vez que eu consegui verbalizar essa palavra: transexual", relata o jovem. Ele ainda acrescenta: "Hoje eu entendo que não nasci no corpo errado porque meu corpo não está errado. Existe esse senso comum, pode fazer parte da vivência de outras pessoas, mas eu nasci no corpo certo para mim."

Apoio da família

BENJAMÍN passou a quarentena na casa dos pais, na cidade em que nasceu, Sorocaba, a 109 quilômetros de São Paulo. Por lá, ele retificou o nome na certidão de nascimento, dividiu seu processo de descoberta com amigos e familiares — que foram muito receptivos — e até se alistou no Exército, procedimento necessário para renovar seu passaporte.

"Sou muito grato por ter a família que eu tenho, os amigos que eu tenho. Meus pais sempre souberam, eles mesmos dizem isso, dizem que eu já esboçava transexualidade desde pequeno, então não foi uma surpresa. A reação foi 100% de acolhimento, e isso mostra que eu escolhi as pessoas certas para ter por perto, porque sei que essa não é a realidade da maioria dos meninos e meninas trans".

BENJAMÍN atuou como a vilã Martinha, em Malhação, até abril desde ano. Ele conta que durante um ano de gravações, se divertia usando o figurino da personagem, completamente diferente do que costuma vestir fora dos estúdios.

"Viver a Martinha foi muitíssimo importante. Desde o início da novela, eu sabia que a gente era muito diferente, e eu sempre estive muito bem com isso, me divertia usando roupas tão distantes da minha expressão pessoal, mas hoje eu consigo ver com muita clareza que eu era um homem dando vida a uma personagem feminina", diz.

Depois de tornar público seu processo de transição, BENJAMÍN teve apoio de globais como Alice Wegmann, Giovanna Grigio e Gabriela Mustafá. Ele também diz ter recebido mensagens de jovens transexuais dizendo que se identificaram com a história que contou ou que se inspiraram pelo texto — que, segundo o ator e cantor, passou meses "descansando" no bloco de notas do celular até ser publicado. "Isso me deu esperança de que a nossa sociedade talvez esteja caminhando para esse lugar de afeto, de inclusão", encerra.

O dia 22 de setembro, primeiro dia de primavera, foi escolhido a dedo para dizer ao mundo que gostaria de ser tratado no masculino. Mas, apesar da certeza de que aquele era o momento certo, BENJAMÍN teve receio de perder o contrato com a Sony Music, assinado em maio. A rescisão não aconteceu e cantor e gravadora devem lançar um single ainda esse ano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EX ATOR MALHAÇÃO TRANSEXUAL TRANSEXUALIDADE TRANSIÇÃO GÊNERO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar