Alunos de escola particular de Recife fazem saudação nazista em sala de aula

"Ele promete ser o novo Fürher da série nessa caminhada para a construção de um novo e inovador Reich", destacava a legenda do post

Um grupo de alunos entre 16 e 17 anos do colégio particular Santa Maria, um dos mais tradicionais de Recife, capital de Pernambuco, foi suspenso após publicar em uma rede social na quarta-feira, 4, uma foto em que fazia uma saudação nazista. As informações são da Folha de S. Paulo.

A imagem foi feita pelos próprios estudantes e publicada no Instagram. O registro foi apagado horas depois. Ao todo, 11 alunos aparecem - dez prestando a saudação a outro, que faz as vezes de Adolf Hitler. “Ele promete ser o novo Fürher da série nessa caminhada para a construção de um novo e inovador Reich”, destacava a legenda do post.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo os envolvidos, a composição era uma “brincadeira” para a campanha de eleição do orador da turma de formandos da instituição. Na postagem, após a referência ao líder germânico que conduziu a Alemanha à Segunda Guerra Mundial, o texto elencava as qualidades que fariam o estudante o melhor orador do colégio.

“Amigo do povo e com boa oratória, promete proporcionar aos formandos uma noite inesquecível”, afirma o texto. Ao fim, em referência direta ao nazismo, entre as tags utilizadas na publicação está a palavra ‘ariano’. A conta @militancia.2020, em que a foto foi postada, foi removida após a repercussão.

Em entrevista à Folha, a diretora-presidente da escola, Rosa Amélia Muniz, afirmou que todos os pais e responsáveis foram convocados pela instituição e demonstraram surpresa pela atitude dos filhos. “Alguns garotos choraram. Todos pediram desculpas e se mostraram arrependidos. Nossa filosofia é formar jovens que respeitem o próximo”, disse a gestora.

Todos os alunos envolvidos foram ouvidos pela coordenação e receberam suspensão até a terça-feira, 17. Na volta, deverão apresentar um trabalho sobre o tema para a turma. “Eles precisam aprender a diferença entre brincadeira e coisa séria. Não se brinca com isso. Aqui, ajudamos a formar caráter. A escola não compactua com isso e, imediatamente, tomamos todas as providências”, declarou Rosa Amélia.

Nas redes sociais, o colégio Santa Maria, em funcionamento há 63 anos, publicou uma nota oficial reafirmando os valores da instituição.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

alunos saudação nazista recife escola de recife pernambuco nazismo saudação nazista Adolf Hitler

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar