Segundo caso de coronavírus é confirmado no Brasil
Caso foi registrado em São Paulo e o paciente infectado também retornou de viagem na Itália recentemente
18:11 | Fev. 29, 2020
Mais um caso de coronavírus foi confirmado no Brasil pelo Ministério da Saúde, neste sábado, 29. O paciente infectado retornou de uma viagem na Itália e é o segundo caso da doença confirmado no País. Assim como no primeiro caso, o paciente está em São Paulo.
O Ministério ainda não informou detalhes sobre o paciente. Em nota, disse apenas ter sido notificado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo no fim da tarde deste sábado sobre a confirmação.
A @spsaude_ notificou ao @minsaude mais um caso importado confirmado do #coronavírus. O paciente esteve na Itália. Não há evidencias de circulação do vírus em território nacional. O @minsaude, junto com a @spsaude_, está consolidando as informações e divulgará nota ainda hoje.
Primeiro caso
O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado na segunda-feira, 24, em um empresário de 61 anos na capital paulista que está em isolamento domiciliar.
Leia mais
-
Maranhão diz que monitora dois casos suspeitos do novo coronavírus
-
Ceará tem seis casos suspeitos de coronavírus
-
Prefeitura está concluindo plano de contingência do novo coronavírus
-
Coronavírus: setor de turismo adota procedimentos para evitar doença
-
América Latina reforça medidas de proteção contra novo coronavírus
-
Coronavírus: quarentena para animais de estimação é recomendada em Hong Kong
O paciente deve permanecer em casa em isolamento respiratório por 14 dias, acompanhado de médicos e outros profissionais. O resultado do primeiro teste do brasileiro foi positivo para o vírus, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Segundo a instituição, o paciente foi atendido na segunda feira, 24, e a Vigilância Epidemiológica estadual notificada na terça-feira, 25.
Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já solicitou à companhia aérea a lista de passageiros que estavam no mesmo voo do passageiro e aumentou a criticidade no monitoramento de voos internacionais de países provenientes onde há casos confirmados de coronavírus. O período em que o homem esteve na Itália a trabalho, do dia 9 ao dia 21 de fevereiro, coincide com a explosão de casos no país europeu.
Para evitar contaminação, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão e utilizar o lenço descartável para higiene nasal. Cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, além de evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas podem ajudar na prevenção da doença.